Pós-graduação semipresencial em Formulação e Monitoramento de Projetos Sociais divulga seleção de cursistas

Foto: Pexels

Entre os dias 25 de outubro e 6 de novembro, estarão abertas as inscrições para a pós-graduação lato sensu em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento, oferecida gratuitamente e na modalidade semipresencial pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG com apoio do Caed.

Pode concorrer às 240 vagas oferecidas quem concluiu curso de graduação ou graduação tecnológica reconhecido pelo MEC em qualquer área do conhecimento. Os interessados deverão enviar os documentos listados no edital de seleção através de formulário eletrônico até as 17h do dia 6 de novembro. A seleção de candidatos será baseada na formação acadêmica e atuação profissional dos inscritos.

O curso, que tem duração de dois anos e início previsto para dezembro de 2017, terá conteúdo lecionado predominantemente na modalidade a distância, com encontros presenciais no campus Pampulha e no polo escolhido pelo estudante no momento da inscrição – no município de Confins, Sete Lagoas ou Lagoa Santa.

Informações complementares sobre as inscrições podem ser solicitadas pelo e-mail dso@fafich.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-5010.

Estrutura do curso

A pós-graduação em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento compreende 360 horas aula de conteúdo, distribuídas em 11 disciplinas que abrangem políticas públicas, programas e pesquisa social, além da elaboração da monografia que será apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso.

Está prevista a realização de um encontro presencial no início de cada um dos cinco módulos do curso: Introdução aos Estudos de Projetos Sociais, Gestão de Projetos, Metodologia de Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais, Formulação de ProjetosTrabalho de Conclusão de Curso.

Especialização em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento
Módulo Disciplinas
Módulo I

Introdução aos Estudos de Projetos Sociais

Conceitos Básicos para a Compreensão da Avaliação de Projetos Sociais
Agenda das Políticas Públicas Contemporâneas
Introdução às Políticas Sociais: Saúde, Educação e Assistência Social
Módulo II

Gestão de Projetos

Elaboração de Projetos de Intervenção
Violência na sociedade brasileira: causas e consequências
Gestão de Projetos: espaço e sociedade
Módulo III

Metodologia de Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais

Programas Sociais e Elaboração de Projeto Político Pedagógico da Escola
Utilização de bases de dados em pesquisa social
Indicadores Sociaiss
Módulo IV

Estudos Avançados em Projetos Sociais

Metodologia de Pesquisa
Técnicas de Elaboração de Monografia – TCC
 

Temas Contemporâneos em Projetos Sociais

Módulo V

Trabalho de Conclusão de Curso

Apresentação de Monografia final do curso com aprovação obrigatória para validação dos créditos obtidos nos quatro primeiros módulos