Curso de extensão “Aprendizagem Significativa e Tecnologias Educacionais”, online e gratuito, recebe inscrições até sexta-feira

Estão abertas, até a sexta-feira, 3, as inscrições para o curso de extensão online e gratuito “Aprendizagem Significativa e Tecnologias Educacionais”, ofertado pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) em parceria com o Caed/UFMG.

Os interessados devem ser inscrever, preenchendo o formulário eletrônico. Nesta edição, serão abertas 60 vagas, distribuídas por ordem de inscrição ou por sorteio, caso a procura supere esse número.

Ministrada entre 17 de abril e 15 de maio, a capacitação é destinada a professores da educação básica e irá debater a proposta e as contribuições da noção de Aprendizagem Significativa. Desenvolvido pelo psicólogo da educação norte-americano David Ausubel (1918-2008),  o conceito define esse processo como a interação de um novo conteúdo ensinado com as ideias já presentes na estrutura cognitiva daquele que aprende.

O conteúdo, organizado em quatro módulos, incluirá também lições sobre inclusão pedagógica e a apresentação de recursos educacionais, como ambientes virtuais de aprendizagem e as ferramentas PowToon, para a criação de animações e vídeos didáticos, e CMapTools, para a elaboração de mapas conceituais.

De acordo com as responsáveis pela idealização do curso, a professora Janince Henrique, do departamento de Morfologia do ICB, e a mestranda em Neurociências, Iasmin Rabelo, a iniciativa tem o objetivo de qualificar docentes para a utilização de tecnologias educacionais, que se torna mais necessária diante da suspensão das atividades escolares presenciais, em função das medidas para conter a disseminação do Covid-19.

Informações: /ceaste.ufmg e ceast.ufmg@gmail.com.