Em reunião por webconferência, Caed dá boas-vindas e apresenta Aproxime-se aos bolsistas desta edição

Os novos bolsistas do programa Aproxime-se foram oficialmente apresentados à equipe do Caed, em reunião realizada na última quinta-feira, 19, por webconferência, em função das medidas para conter a disseminação do Covid-19.

Os seis graduandos da UFMG, Raquel Leal e Pedro Drumond, da Arquitetura; Frederico Sousa, Ana Carolina Borges (à direita, na foto ao lado) e Gregory Santos, da Psicologia, e Gabriel Braga, da Letras, se apresentaram ao restante do grupo e receberam as primeiras informações sobre o programa: seus objetivos, as edições anteriores e números.

Durante o encontro, com cerca de duas horas de duração, a coordenação do programa também repassou aos estudantes as primeiras tarefas, entre elas o preparo de trabalhos para a participação em encontros acadêmicos, como o Congresso Brasileiro de Extensão, inicialmente previsto para julho, mas suspenso em função das ações contra o Coronavírus.

“Mesmo com a suspensão desses eventos, vamos continuar trabalhando e aproveitar esse período para aprimorar a nossa produção”, explicou Cristina Souza, assessora pedagógica do Caed e uma das coordenadoras do Aproxime-se. Toda a comunicação entre os envolvidos no programa está sendo feita por meio do Caed Virtual, ambiente utilizado para hospedar os cursos e atividades a distância ofertados pelo Centro.

Expansão de horizontes

Aluno do 4º período do curso de Letras, Gabriel Amorim viu no programa a chance de ampliar seus conhecimentos sobre novos recursos tecnológicos aplicados aos processos de ensino, atividade à qual irá se dedicar ao breve.

 “Vejo o Aproxime-se, para além de toda a sua proposta de estreitar distâncias, uma oportunidade para que possa conhecer melhor essa integração tecnológica, principalmente na EaD, e de me preparar para correr ao lado das novas tecnologias na minha futura atuação como professor.”

Outro dos bolsistas desta edição, o graduando em Psicologia Frederico Tunes (na foto acima) pretende utilizar os conhecimentos do curso para estabelecer, com as comunidades de Sabará, Lagoa Santa e Confins, municípios contemplados neste ano, um contato agradável e frutífero para ambos os lados.

“Um olhar através da lente da Psicologia pode me ajudar a valorizar aquilo que há de singular em cada encontro. Não se trata de ocupar uma posição de portador do conhecimento, mas de abertura à experiência de relação com o outro e com sua comunidade, para receber ao máximo aquilo que essa oportunidade pode oferecer, além de oferecer em igual medida, meu esforço e entusiasmo com a realização das atividades desse programa!”, resume Frederico.

Os bolsistas vão se organizar em duplas, compostas por estudantes de cursos diferentes, para planejar as atrações de cada um dos três eventos, previstos, até segunda ordem, para os dias 30 de maio, 6 e 20 de junho, sábados.

Notícias relacionadas 

Coordenação do Aproxime-se reúne-se com coordenadores de polo para articular atividades desta edição; eventos devem acontecer entre maio e junho