Planejamento de retomada das atividades nos cursos de saúde é tema de fórum online promovido nesta quarta-feira, 10

Evento marca lançamento oficial do programa Integração Docente: Ações Formativas para as Práticas Pedagógicas”, em parceria entre a Prograd, por meio do GIZ, Caed e DTI 

Como retomar as atividades nos cursos de saúde de forma segura e garantindo a igualdade de acesso e a qualidade do ensino? Com o objetivo de discutir possíveis respostas a essa perguntas, a Prograd, o Giz, o Caed e a DTI promovem nesta quarta-feira, 10, a partir das 13h, o Fórum online “Cursos da Saúde: o planejamento retomada de atividades de ensino com segurança, equidade e qualidade”. 

O evento, transmitido pelo YouTube e com tradução simultânea em Libras, abordará temas como as questões envolvidas no processo de retomada das aulas, os resultados de consulta feita pelos cursos aos alunos e professores da área sobre as condições para ensino, as perspectivas de estágios profissionais e a percepção dos estudantes desse período. 

Os responsáveis pelas apresentações serão os professores Maria Gabrielle de Lima, do curso de Biomedicina; Ênio Lacerda Vilaça, da Odontologia; Adriane de Medeiros, da Fonoaudiologia; e Sônia Viana, da Gestão em Serviços de Saúde. A pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira, fará a abertura do evento. 

Os graduandos em Medicina, Marcus Vinícius Cruz, e em Psicologia, Raul Chaves, também participam do fórum, que conta ainda com os representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Diego Pereira, coordenador de Inserção Ensino-Serviço; do Hospital das Clínicas da UFMG, Fabiana Kakehasi; e do Hospital Municipal Risoleta Neves, Rafael Barbuto. 

União de esforços

O fórum marca o lançamento oficial do programa Integração Docente: Ações formativas para as Práticas Pedagógicas, promovido em parceria pela Prograd, GIZ, Caed e DTI, para oferecer, aos professores da Universidade, fóruns, oficinas, cursos, webinars e outras ações virtuais para auxílio ao uso de tecnologias digitais no ensino. A programação e todas as informações estão disponíveis na página https://www.ufmg.br/integracaodocente/

A iniciativa foi concebida a partir de uma reunião, realizada em abril, com o objetivo de discutir o planejamento do retorno às atividades letivas em tempos de pandemia. O encontro, proposto pela Reitoria, contou com a participação da reitora, Sandra Goulart Almeida, do vice-reitor, Alessandro Moreira, da pró-reitora e do pró-reitor adjunto de Graduação, Benigna Oliveira e Bruno Teixeira, além das diretora de EaD, Eliane Palhares; do GIZ, Maria Flores Batista, e da DTI, Carlos Alfeu Furtado. 

“Mediante esse desafio reunimos nossas competências e iniciamos um intenso trabalho coletivo entre equipes buscando integrar esforços e oferecer apoio e formação à comunidade acadêmica, inicialmente, aos docentes e aos estudantes.Temos nos somado a outras instâncias da universidade neste processo como o NAI”, conta Maria Flores Batista.

Antes mesmo do programa, as unidades já vêm prestando suporte à comunidade acadêmica, por meio das oficinas propostas pelo GIZ desde maio, e das assessorias pedagógicas e tecnológicas, feitas pelo Caed e pela DTI, que também são responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção do Espaço UFMG Virtual, ambiente hospedado no Minha UFMG e disponível para todos os docentes. Nele são postados conteúdos diversos sobre a plataforma de aprendizagem virtual Moodle, como tutoriais, apresentação de novas ferramentas e fóruns para esclarecimento de dúvidas.

“Nossa intenção é prestar suporte aos professores para, nesse momento tão cheio de incertezas, pensar formas de utilizar recursos tecnológicos digitais para adaptar as atividades de suas disciplinas, do melhor modo possível”, projeta Eliane Palhares.

(Assessorias da Prograd e do Caed/UFMG)

Imagem: Lucas Braga/UFMG