Curso online e gratuito sobre emoções e regulação emocional abre inscrições de 12 a 14/9

De 12 a 14 de setembro, o departamento de Filosofia da UFMG, em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG), abre inscrições para o curso de extensão, online e gratuito Emoções e Regulação Emocional: questões filosóficas e psicológicas.

As inscrições devem ser feitas pelo formulário disponível na página do curso a partir do dia 12/9, às 8h. As 300 vagas ofertadas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Aberta a todos os interessados, a formação abordará conceitos e principais teorias filosóficas e psicológicas sobre emoções, sua influência sobre comportamentos, além de ferramentas para a regulação emocional como sessões guiadas de meditação mindfulness, aumento da granularidade emocional, que consiste em aprimorar a compreensão sobre as emoções, classificando-as de forma mais precisa, e reavaliação cognitiva, que propõe mudar o modo como situações ou sensações são encaradas.

As aulas, que vão de 17 de outubro a 23 de dezembro, são autoinstrucionais, ou seja, não contam com o auxílio de um tutor. Os inscritos que fizerem todas as avaliações e obtiverem pelo menos 60% da pontuação receberão certificado, digital e emitido pelo Centro de Extensão da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich/UFMG).

Emoções: compreender e lidar

O curso, que chega à sua quarta oferta, foi desenvolvido e é ministrado pelo pós-doutorando em Filosofia pela UFMG Felipe Nogueira de Carvalho, que já se dedicava ao tema, e coordenado pelo professor Ernesto Perini, do departamento de Filosofia da Universidade.  

Ofertada pela primeira vez em 2020, quando do surgimento da pandemia de Covid-19, a atividade buscava oferecer ferramentas para lidar com as emoções, especialmente num período marcado por incertezas. As discussões propostas, no entanto, independem do contexto social.

Informações: cursoemocoesufmg@gmail.com.