Simpósio on-line e gratuito discutirá impactos da mineração sobre a educação e mudanças climáticas, entre 7 e 10 de novembro

Promovido pela UFMG e pela York University, no Canadá, evento recorda os sete anos do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG)

De 7 a 10 de novembro, o grupo de pesquisa Educação, Mineração e Território (EduMiTe), do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, e o programa Queen Elizabeth Scholars – Climate Justice, da York University, no Canadá promovem o simpósio on-line internacional “Educação, Mineração e Mudanças Climáticas”.

Gratuito, o simpósio será transmitido pela plataforma Zoom e pelo canal do EduMiTe no YouTube, com opções de tradução em português, em inglês e em espanhol. Interessados devem se inscrever pelo site do simpósio, preenchendo um dos formulários disponíveis no idioma de sua preferência no menu “Faça sua inscrição”. As vagas são limitadas, e os participantes receberão certificado, emitido pelo Centro de Extensão do IGC/UFMG.

Educação e justiça climática em pauta

O evento recorda os sete anos do rompimento da barragem do Fundão, no município de Mariana, no dia 5 de novembro, para propor reflexões acerca das violações praticadas por mineradoras e dos impactos da mineração sobre as mudanças climáticas e, principalmente, sobre as práticas educacionais.

“O simpósio é especialmente importante neste momento porque discute como as mudanças climáticas e as atividades dos complexos minerários afetam as escolas e a comunidade escolar. Nele, pretendemos compartilhar informações mundiais sobre o assunto, além de lembrar as violações e impactos da mineração e discutir sobre a importância de uma formação crítica que almeje a construção de sociedades onde haja justiça ambiental e climática, onde seja possível viver de maneira digna e com qualidade de vida”, explica uma das coordenadoras do grupo EduMiTe, a professora da IGC Lussandra Gianasi.

A programação, que incluirá mesas de debate e palestras diários, dará destaque a temas como a relação entre educação e mineração diante das mudanças climáticas, consideradas globalmente, ciência cidadã e a formação de redes em defesa da justiça climática.

Saiba mais acessando o site e os perfis do simpósio no Instagram e no Facebook.

Informações: contato@edumite.net .