Servidores da Federal do Amapá fazem visita técnica ao Caed

Servidores do Departamento de Educação a Distância da Universidade Federal do Amapá (DEaD/Unifap), o professor e coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB) Rosivaldo Gomes e o gestor do Moodle Adriano Brito estiveram no Caed nestas terça e quarta-feira, 25 e 26, a fim de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Centro.

Durante a visita técnica, a dupla conheceu as instalações do Caed e as atividades desempenhadas pelos setores Pedagógico, de Produção de Materiais Didáticos, e de Tecnologia. Questões como a capacitação de docentes, elaboração de materiais acessíveis e destinados à EaD, as ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem e o papel do Centro como apoiador do ensino a distância foram discutidas durante o encontro.

“O fato de o Caed ser um centro de apoio à educação a distância, de estar inserido na universidade com um papel que está além da atuação ligada à UAB é algo que nos interessa muito”, explicou Rosivaldo.

Responsável pela gestão das graduações e de especializações a distância ofertadas pela UFMG com o fomento da UAB, a unidade também presta suporte aos cursos presenciais interessados em ofertar disciplinas virtual ou semipresencialmente, por meio da produção de conteúdo, incluindo editoração; gravação, edição e finalização de videoaulas; capacitação de professores e supervisão de processos seletivos para programas de mestrado e de doutorado na Universidade.

O bom desempenho da instituição nas avaliações de instituições de ensino foi outra razão que motivou a visita. “Fizemos um levantamento pelo Ministério da Educação para saber quais universidades tinham os melhores conceitos e chegamos à UFMG”, conta Adriano. Gestor da Moodle na Unifap, ele destaca a relevância da integração da plataforma ao diário de classe, como já é feito na UFMG. “Isso é algo que gostaríamos muito de implantar porque, do modo como fazemos hoje, há muito retrabalho e perdermos tempo”, justificou.

Aprendizado mútuo

“Apesar de estarmos nessa condição de uma referência, esse tipo de encontro é uma oportunidade de aprendizado também para nós, para sabermos como é feita educação a distância em outros contextos, com outros problemas e com outras soluções”, avaliou a diretora da EaD da UFMG, Vilma Lúcia Macagnan Carvalho.

Com seis polos presenciais – um deles localizado no município de Oiapoque, no extremo norte do país – e atendimento a comunidades indígenas e ribeirinhas, desafios como a dificuldade de deslocamento, acesso à internet e familiaridade dos estudantes com as tecnologias digitais são constantes. “Temos alunos que viajam por cerca de seis horas, de canoa, ou professores que levam o dobro do tempo estimado para chegar ao polo, mas acreditamos que é importante. Nosso desejo que é o financiamento da Capes nos permita o fortalecimento do nosso trabalho”, afirmou Rosivaldo.

Em novembro, a DEaD/Unifap deve lançar edital de seleção para cinco cursos de graduação a distância — Letras Português, Letras Inglês, Sociologia, Matemática, Educação Física –, totalizando 756 vagas e para dois cursos de especialização em Linguística Aplicada e Ensino de línguas e em Ensino de Filosofia no Ensino Médio, que ofertarão 324 vagas.