Especialização em Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos seleciona coordenador; inscrições vão de 17 a 24/5

A especialização em Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos, curso que será ofertado pelo programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG, em parceria com o Caed, abre inscrições, de 17 a 24 de maio, para a seleção de coordenador. A formação, ministrada na modalidade semipresencial, conta com o fomento do programa UAB (Universidade Aberta do Brasil).

Os candidatos devem ser docentes efetivos do Departamento de Geografia da UFMG, com disponibilidade para comparecer às reuniões realizadas no campus Pampulha, em Belo Horizonte, e nos polos de oferta do curso e para dedicar 20 horas semanais às atividades, listadas no item 2 do edital que rege o processo seletivo.

Eles devem possuir ainda graduação em um dos seguintes cursos: Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Cartográfica e Agrimensura, Engenharia Ambiental, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Geologia, Engenharia Geológica, Geografia ou áreas afins e conhecimento sobre educação a distância e sobre a plataforma Moodle.

O selecionado será remunerado por meio de bolsa da UAB/Capes e poderá ser classificado como Coordenador I, para o qual é necessário possuir, ainda, pelo menos três anos de experiência no magistério superior, com o valor de R$ 2.000 mensais, ou como Coordenador II, para o qual são exigidos mestrado em Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Cartográfica e Agrimensura, Engenharia Ambiental, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Geologia, Engenharia Geológica, Geografia ou áreas afins e, no mínimo, um ano de experiência, no valor de R$ 1.550,00 ao mês.

Inscrições

Os interessados devem se inscrever até as 17h do dia 24 de maio, preenchendo o formulário eletrônico disponível no site do Caed, ao qual devem ser anexada a documentação listadas no item 6 do edital de seleção, reunida num único arquivo, em formato PDF, com tamanho de até 25 MB.

A seleção será baseada em duas etapas, simultaneamente: a primeira, que consiste em análise de currículo e dos documentos enviados no ato da inscrição, classificatória e eliminatória, e a segunda, análise de carta de intenções.

Conforme a retificação ao edital, o resultado preliminar será publicado na página do Caed no dia 1º de junho e o final, após o decurso do prazo para interposição de recursos, no dia 14.

Geoprocessamento de solos

Curso com oferta inédita no país, a especialização em Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos tem o objetivo de formar agentes públicos e profissionais aptos a identificar e reconhecer solos, a elaborar e interpretar mapas pedológicos para fins agrícolas e ambientais.

Os egressos deverão atuar, principalmente, no Programa Nacional de Levantamento de Interpretação de Solos do Brasil (PronaSolos), que tem a finalidade de mapear e levantar informações sobre os solos brasileiros, amenizando a carência de dados sobre o tema. De acordo com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, menos de 5% do território nacional possuiu mapas com escalas detalhadas.

A formação, fomentada pelo Sistema UAB, é gratuita, semipresencial e, inicialmente, será ofertada pela UFMG, responsável pela coordenação geral, e pelas UFRRJ, UFV, UFMG, UFRA e UFG, com o apoio da Brasileira de Ciência do Solo e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A rede formada pelas instituições lança bases para a criação da Universidade PronaSolos, consórcio destinado à oferta de capacitação voltada para o mapeamento e levantamento do solo.

A seleção para a primeira turma está prevista para o primeiro semestre de 2023. O edital para a admissão de alunos e mais informações sobre o curso serão disponibilizados na página do Caed.

Informações: unisolos@gmail.com.