Especialização em Educação em Ciências seleciona 6 tutores; inscrições vão de 1º a 21 de junho

A especialização em Educação em Ciências abre seleção para seis tutores e formação de cadastro de reserva para atuação no curso.

Os candidatos devem ser licenciados em Ciências, Biologia, Física ou Química, possuir experiência profissional mínima de um ano, comprovada, como professor no ensino superior, ter disponibilidade de, pelo menos, 20 horas semanais, eventualmente aos sábados e nos polos de apoio onde o curso será ofertado e conhecimentos básicos de informática e, preferencialmente do uso do ambiente virtual do Moodle.

Os selecionados contarão com bolsa mensal de R$ 1.100.

Inscrições e seleção

As inscrições devem ser feitas do dia 1º às 17h do dia 21 de junho, pelo formulário eletrônico disponível na página do Caed, ao qual devem ser anexados os documentos listados no item 6 do edital de seleção, reunidos num único arquivo, com tamanho de até 25 MB, em formato PDF.

A seleção será baseada em análise de currículo e da carta de intenções, enviados pelo candidato no ato da inscrição, e em entrevista. Os critérios para avaliação da formação acadêmica, experiência profissional e carta de intenções estão previstos, respectivamente, nos Anexos II, III e IV do edital.

Os 20 primeiros colocados nas duas primeiras etapas, análise de currículo e da carta de intenções, estarão aptos a participar das entrevistas, que devem acontecer nos dias 13 e 14 de julho.

O resultado preliminar, após a realização das entrevistas, será publicado na página do Caed no dia 18 de julho e o final, após período para interposição de recursos, no dia 1º de agosto.

Informações: cecimig@fae.ufmg.br.

O curso

A especialização em Educação em Ciências, ofertada gratuitamente e na modalidade semipresencial, é ofertada pelo Centro de ensino de ciências e matemática de Minas Gerais (Cecimig) em parceria com o Caed, a professores de física, química e biologia do ensino médio e de ciências, do nível fundamental.

Com disciplinas que trabalham conteúdos sobre o ensino de ciências da natureza, com foco no segmento para turmas entre o 6º e o 9º ano, o curso tem como auxiliar os docentes a aprimorarem suas práticas, a partir da implementação de metodologias inovadoras.

Em 2023, capacitação será ofertada nos polos das cidades de Bom Despacho, Confins, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Nova Serrana e Sabará.