Aproxime-se abre edição de 2023 com evento em Jaboticatubas, em 24/6; programação abordará educação inclusiva

No sábado, 24, o Aproxime-se, programa de extensão do Caed/UFMG abre as atividades de 2023, com o evento “Aprendendo com as Diferenças”, no polo de Jaboticatubas (rua Joana de Melo, Nº: 1300, bairro São Vicente), a partir das 9h.

A programação inclui mesa redonda sobre o panorama da educação inclusiva na atualidade, sessão de cinema comentado e distribuição de cartilha sobre a legislação brasileira acerca de inclusão e acessibilidade, temas que serão trabalhos durante toda a edição. A participação é gratuita e confere certificado.

O evento é voltado prioritariamente a professores e a familiares de alunos com deficiência, mas é aberto a todo o público. Interessados devem se inscrever entre as 8h do dia 19 e as 16h do dia 23 junho, por formulário eletrônico.

Escolas para todos

O Plano Nacional de Educação, instituído pela lei nº 13.005/2014, determina que todos os estudantes com idade entre 4 e 17 anos devem frequentar escolas.

Alunos nessa faixa etária que possuam deficiência, transtornos de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação devem ter, conforme a norma, acesso à educação básica e atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede de ensino regular, de modo que contem com o acompanhamento adequado para seu aprendizado e vivenciem uma inclusão de fato, convivendo com colegas com todos os perfis.

Com seu cumprimento dificultado por problemas que vão de investimentos insuficientes, diferentes realidades nas regiões do país e condições de trabalho dos docentes, os desafios também passam pelo preparo de professores para lidar com alunos com necessidades especiais.

As iniciativas como esta edição do Aproxime-se buscam promover debates e oferecer meios contribuam para o trabalho de profissionais que atuam na educação básica em municípios de menor porte.

Aproxime-se

Iniciado em 2013, o Aproxime-se promove ações de extensão nos polos de apoio à educação a distância de Minas Gerais, com o objetivo de aproximar a Universidade, o polo e as comunidades das cidades em que são ofertados cursos a distância da UFMG.

As programações de cada evento abordam temas definidos a partir de consulta aos moradores dos municípios parceiros a cada edição.

Neste ano, educação inclusiva e acessibilidade serão os tópicos trabalhados por meio de atividades como mesas redondas, palestras, minicursos, oficinas e sessões de cinema comentado, todas gratuitas e com certificado de participação.

Desde o início de sua programação, o Aproxime-se já contemplou as cidades de Araçuaí, Formiga, Campos Gerais, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Governador Valadares, Lagoa Santa, Montes Claros, Teófilo Otoni, Bom Despacho, Jaboticatubas, Januária e Sabará.

Para mais informações, acesse a página do programa ou escreva para extensao@caed.ufmg.br.