Ana Carolina Correia, servidora do Caed há dez anos, é nomeada diretora adjunta

O Caed conta com nova diretora adjunta: a assessora pedagógica do Centro Ana Carolina Correia Almeida (de pé, na foto) foi designada para o cargo, conforme portaria publicada na quinta-feira, 8.

Ana Carolina é doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e graduada em Letras, com habilitação em Português, Inglês e Espanhol pela mesma instituição.

Servidora do Caed há 11 anos e há 13 da UFMG, Ana atuou Faculdade de Medicina e na Assessoria Pedagógica e na Secretaria Executiva do Caed, setor que lhe permitiu acompanhar, de perto, a condução do Centro pelos então diretores. “Aprendi muito com o Wagner Corradi e com a Graça Moreira sobre os nossos fluxos de trabalho. Com a atuação na Assessoria Pedagógica, pude somar essas experiências e compreender melhor as dinâmicas daqui”, explica.

Entre as propostas de trabalho para a sua nova função, Ana destaca a criação de um curso de aperfeiçoamento em educação digital e a reformulação dos cursos de Formação de Tutores e de Criação de Material Didático, em versões mais enxutas e em sintonia com as novas demandas dos interessados.

Internamente, a diretora adjunta cita a necessidade de uma reorganização da estrutura dos setores do Caed, maior profissionalização dos processos de produção e valorização dos técnicos. “Uma das nossas necessidades é, por exemplo, um setor dedicado ao monitoramento de editais e de captação de recursos via parcerias. A outra é explorar o potencial da nossa equipe, que é enorme, dando oportunidades de engajamento em novos projetos”, afirma.

Sua maior aspiração, no entanto, é contribuir para mudar a receptividade recebida pela educação a distância por parte expressiva da comunidade acadêmica. Perguntada sobre como gostaria que fosse o futuro do Caed, Ana Carolina responde, sem titubear: “uma unidade que oferte muitos cursos, receba muitas demandas e com uma concepção de educação a distância mais integrada ao ensino presencial, com cursos mais flexíveis e sem divisões entre as modalidades”, projeta.