Prorrogadas, até 16 de maio, inscrições para seleção de seis professores para Equipe Multidisciplinar do Caed

Selecionados produzirão conteúdos para cursos de extensão sobre educação digital

O Caed/UFMG prorrogou, até o dia 16, próxima sexta-feira, o prazo de inscrições para a seleção de seis bolsistas do programa UAB e formação de cadastro de reserva que atuarão como professores conteudistas, membros de equipe multidisciplinar responsável pela produção de cursos a distância ofertados pelo Caed.

A retificação que estende o período para inscrições, publicada na quinta-feira, 9, também altera os requisitos ligados à formação dos candidatos, que agora poderão possuir graduação em qualquer área de conhecimento.

As vagas são destinadas à produção de material didático para os cursos de 1) Letramento Digital, 2) Fundamentos da Educação Digital, 3) Inteligência Artificial no Ensino: Ferramentas e estratégias para professores; 4) Fundamentos da Educação Digital, 5) Cidadania Digital e 6) Produção de Materiais Didáticos Digitais, todos com carga horária de 30 horas.

Perfil e atribuições

Os interessados devem atender aos requisitos previstos pelo item 4.1 do edital de seleção, que incluem, entre outros, ter vínculo com a UFMG, como servidor público docente ou Técnico Administrativo em Educação e estar em atividade na instituição no período de desenvolvimento do curso; ter a formação indicada para a disciplina de interesse, conforme estabelecido pelo item 4.2 da retificação ao edital  e possuir disponibilidade para cumprir 20 horas semanais, majoritariamente de forma remota, com a possibilidade para cumprir parte dessa carga horária presencialmente no Caed/UFMG quando necessário para participação em reuniões, gravação de videoaulas, dentre outras atividades pertinentes à função ou quando for convocado.

Uma das novidades da seleção é a possibilidade de que servidores técnicos sejam candidatos, proposta com o objetivo de ampliar as oportunidades para esse público. “Por ser uma bolsa UAB, não há obrigatoriedade de que os inscritos sejam somente professores da UFMG, mas, sim, comprovarem a experiência necessária. Sabemos que na instituição temos um grande número de técnicos-administrativos mestres e doutores, qualificados para a função”, explica Ana Carolina Almeida, diretora adjunta de EaD da UFMG.

As atribuições dos selecionados incluem planejar a metodologia, a organização dos conteúdos e a seleção das estratégias de ensino-aprendizagem para que o curso seja ofertado na modalidade autoinstrucional, sem auxílio de tutor; produzir material didático, conforme as ementas dos cursos, inclusas no Anexo I do edital de seleção; propor atividades avaliativas referentes a cada unidade e elaborar o roteiro a gravação de videoaulas no estúdio do Caed.

Eles contarão com bolsas, pagas pela Capes, em valores definidos conforme sua experiência profissional, devidamente comprovada, e titulação: R$ 1850 mensais, para os classificados como Professor Conteudista I, para o qual são necessários pelo menos três anos de experiência como docente no ensino superior, e R$ 1550 para os classificados como Professor Conteudista II, posto que exige experiência mínima de um ano de magistério e titulação mínima em nível de mestrado. Cada professor receberá o total de quatro bolsas, uma por mês, pela atuação no projeto.

A participação na Equipe Multidisciplinar é considerada atividade extralaboral e não implica a redução das atribuições ou da carga horária que cabem ao candidato como servidor da instituição.  

Inscrições e seleção

Os interessados deverão se inscrever, até as 23h59 do dia 16 de maio, preenchendo o formulário eletrônico disponível na página do Caed e anexando os documentos listados no item 7 do edital de seleção, reunidos num único arquivo com tamanho de até 25 MB, em formato PDF. O candidato deverá escolher apenas uma opção de disciplina. 

A seleção será baseada na análise curricular dos candidatos, conforme critérios para pontuação elencados no 8.2 do edital.

Educação a distância e educação digital

A formação da equipe multidisciplinar integra uma série de ações que serão promovidas pelo Caed devido à sua institucionalização como Diretoria de Educação a Distância e de Educação Digital da UFMG, incluindo a criação do Núcleo de Estudos em EaD e Educação Digital e a implementação de um Laboratório de Educação Digital, para a oferta de capacitações e workshops na sede do Centro.

Outra dessas iniciativas é a promoção do Conversas em Rede: Diálogos sobre Educação Digital, série de webinários sobre o assunto, transmitidos ao vivo pelo canal do Centro no YouTube. O primeiro deles aconteceu na quinta-feira, 9, com o tema “Reflexões sobre a Inteligência Artificial na Educação a Distância” e apresentação do professor Samuel Durso, docente da Face e coordenador da UAB na UFMG.

Informações: ead@ufmg.br