PROJETO QUATRO ESTAÇÕES

 

 

 

O Projeto Quatro Estações, criado em 2007, iniciou no Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB-UFMG) o momento de revitalização e ampliação das relações institucionais e educacionais, de forma a estender ainda mais a relação com a comunidade e a qualidade dos bens culturais oferecidos. Sua proposta consiste em atividades artístico- culturais e científicas desenvolvidas a fim de marcar o início de cada uma das estações do ano: Verão no Museu, Museu de Outono, Inverno no Museu e Primavera no Museu. Durante o ano, em cada um dos quatro momentos, iniciaram-se as atividades com exposições de acervos; exposições artísticas ligadas à questão ambiental; abertura de projetos

extensionistas ligados às pesquisas desenvolvidas no Museu, sempre relacionadas com a vida e o meio ambiente e a conscientização e preservação ambiental.

 

Como arte e cultura são campos que criam uma relação de grande afetividade com o público, esses momentos são inaugurados no começo de cada estação do ano, com ações culturais, como peças teatrais, shows musicais, atividades circenses, exposições e debates. A intenção é promover o conhecimento científico e ecológico, bem como aproximar o público, as escolas, os estudantes, os professores e os pesquisadores, por meios de ações desenvolvidas em cada programa trimestral.

 

O objetivo do projeto “Quatro Estações” é promover o conhecimento ligado à ciência, à vida e ao meio ambiente, por meio de ações lúdicas, artísticas e interativas. O evento se propõe a estabelecer metas para desenvolvimento de tópicos específicos e articular, de maneira crescente, uma aproximação eficaz entre comunidade e Museu.

Há que ressaltar o fato de todas as atividades terem sempre como base o conhecimento, a defesa do meio ambiente e o desenvolvimento de uma consciência para a manutenção de uma qualidade de vida sustentável.

Projetos /Extensão / EXPOSIÇÕES / PROJETO QUATRO ESTAÇÕES