Instituçionais / Regimento Interno

REGIMENTO do Centro Especializado EM  arte Ambiental

 

CAPÍTULO I - DA RELEVÂNCIA

 

O Centro Especializado de Arte Ambiental é parte integrante dos Centros Especializados do Museu de História Natural e Jardim Botânico e possui como objetivo principal desenvolver ensino, pesquisas e extensão a partir de programas e projetos artísticos culturais. Com uma relação direta entre a arte e ambiente, o Centro Especializado de Arte Ambiental tem como proposta  sistematizar informações e criar um acervo de obras e registros viabilizados pelos potenciais recursos plásticos oferecidos pelo espaço natural. Tais ações permitem promover o conhecimento científico através dessas manifestações artísticas. Ao estabelecer essa interface atrativa entre a arte e a ciência são desencadeados processos de conscientização a favor do respeito à vida e da preservação ambiental.

 

CAPÍTULO II – OBJETIVOS DO PROGRAMA

 

- Interferências artísticas ambientais educativas;

 

- coletar, selecionar, catalogar e identificar materiais naturais para um acervo com o objetivo de criar um banco de dados para estudos formais que alicercem o desenvolvimento de projetos artísticos;

 

- pesquisar formas naturais ou relevos, montanhas, mares e rios com mapas cartográficos, registros fotográficos e vídeo para composição e aplicação em projetos artísticos como performances, intervenções ambientais e instalações;

 

- aproveitar os materiais naturais coletados para aplicá-los em objetos artísticos, escultóricos e instalações;

 

- mapear com documentação fotográfica e vídeo as possibilidades naturais oferecidas dentro e fora do espaço natural do MHNJB criando um banco de imagens e de dados que possibilitem o reconhecimento das potencialidades plásticas e possíveis de trabalhos;

 

- desenvolver modelos formais e computacionais a partir desse banco de dados e das imagens para elaboração de propostas que sirvam como projetos e parâmetros nos processos de ensino e trabalho de campo;

 

- organizar e promover cursos e oficinas para formação e instrumentalização de alunos, artistas e professores em Educação Artística, docentes da área de artes interessados em trabalhar com questões ambientais e ecologia numa ação direta com a natureza concedida;

- realizar seminários para avaliação e discussão da arte ambiental a partir dos resultados das investigações e apresentação de novas proposições;

 

- realizar exposições resultantes das  atividades desenvolvidas;

 

- publicar em caráter didático, científico e artístico as atividades, as proposições e os resultados dos trabalhos desenvolvidos;

 

- realizar os projetos de arte ambiental voltados para discentes e docentes, criando um diálogo permanente com o educador/educando com o objetivo de atualização dos conhecimentos na área ambiental;

 

- promover a participação e o envolvimento de alunos de graduação e pós-graduação nos cursos, programas de monitoria e orientações, contribuindo para uma potencialização da qualificação acadêmica.

 

- criar, desenvolver e manter atualizada uma página na web “Arte Ambiental” com informações completas sobre o Centro Especializado de Arte Ambiental, os projetos envolvidos, as publicações e as informações atualizadas.

 

CAPÍTULO III – DOS PROJETOS DE ENSINO RELACIONADOS AO PROGRAMA

 

Os objetivos básicos do Programa “Arte e Educação Ambiental” do Centro Especializado de Arte Ambiental visam realizar um conjunto de ações articuladas de ensino, associado à pesquisa e extensão, numa perspectiva interdisciplinar, voltada para a compreensão da realidade e da relação homem natureza.

 

CAPÍTULO IV – DAS PESQUISAS RELACIONADAS COM O PROGRAMA

 

A metodologia utilizada no Centro Especializado de Arte Ambiental está baseada na investigação das potencialidades ofertadas pela natureza, estabelecendo um mapeamento das possibilidades criativas a partir dessa natureza concedida. Serão tópicos de investigação:

 

- coletar materiais naturais e criar um acervo de objetos naturais que estimulem a criatividade e ampliação das possibilidades de criação artística;

 

- classificar materiais coletados, mapear sítios e ambientes específicos, que possibilitem a criação de um banco de dados e de uma reserva técnica que dará suporte à realização das oficinas propostas para sensibilização, educação ambiental e sustentabilidade;

 

- realizar registros de imagens em fotografia, vídeo e áudio para acervo de pesquisa;

 

-pesquisar a literatura existente e produções artísticas correlatas para criar uma referência bibliográfica.

 

CAPÍTULO V – DOS PROJETOS DE EXTENSÃO LIGADOS AO PROGRAMA

 

O Programa “Arte e Educação Ambiental” do Centro Especializado de Arte Ambiental pretende ofertar atividades para iniciação e aprofundamento do conhecimento na área de educação ambiental e da parte artística ligada ao espaço natural:

 

- realizar atividades, eventos, intervenções naturais e criação de objetos artísticos que caracterizem o resultado como um processo criativo diretamente relacionado com a natureza;

 

- promover exposições a partir dos trabalhos desenvolvidos;

 

- realizar seminários com os envolvidos em cada projeto para apresentação de trabalhos, avaliação dos resultados e futuros desdobramentos;

 

- realizar publicações científicas e artísticas com o objetivo didático e documental que consolidam o efeito multiplicador pretendido;

 

- apresentar eventos artísticos (teatros, exposições e performances cênico-musicais) ligados à questão da arte ambiental e conscientização ecológica;

 

- estabelecer parcerias com instituições de ensino para desdobramentos compartilhados do projeto.

 

CAPÍTULO VI - DO ACERVO GERADO A PARTIR DO PROGRAMA

 

- Criar acervo de elementos naturais a partir de coletas, seleção, catalogação e identificação com o objetivo de realizar estudos formais para o desenvolvimento de projetos artísticos;

 

- criar um banco de imagens a partir das formas naturais para aplicação em processos criativos;

 

- criar um acervo de obras produzidas como objetos artísticos e escultóricos pertencentes ao Centro Especializado de Arte Ambiental.

 

- criar um acervo virtual dentro da página na web “Arte Ambiental” disponibilizando as informações geradas pelos outros acervos.

 

CAPÍTULO VII – DAS PUBLICAÇÕES RELATIVAS AO PROGRAMA

 

Realizar publicações, exposições, vídeos documentários, páginas na internet,  e apresentações de multimídias.

 

CAPÍTULO VIII - DA DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA

 

Utilizar os meios de divulgação para promoção do conhecimento como congressos seminários mídias jornalísticas e mídias eletrônicas.

 

CAPÍTULO IX - DA ADMINISTRAÇÃO

 

A estrutura administrativa do Centro Especializado de Arte Ambiental está composta da seguinte forma:

 

Coordenação:

Responsável pelo desenvolvimento de projetos, manutenção das atividades.

 

Corpo de professores associados:

Grupo de docentes do Brasil e do Exterior interessados em estabelecer projetos em parceria ligados à Arte e Educação Ambiental.

 

Corpo de Técnicos Administrativos:

Técnicos servidores da UFMG responsáveis pela secretaria, realização das atividades administrativas, criação, comunicação e manutenção de equipamentos, acervos físicos e digitais e da página na web.

 

Técnicos Associados:

Corpo de técnicos ligados a questões ambientais interessados em desenvolver e participar de projetos desenvolvidos pelo Centro Especializado de Arte Ambiental.

 

Participação discente:

 

• Alunos bolsistas a serem contratados pelos programas de fomento de iniciação científica/aperfeiçoamento/pós-graduação;

 

• Alunos bolsistas a serem contratados pelos programas de monitoria de graduação e pesquisa;

 

• Alunos orientandos em programas TCC e Pós-graduação;

 

• Alunos do Curso de Escultura e Licenciatura em Artes interessados nas questões ligadas a arte ambiental.

 

CAPÍTULO X – DO ESPAÇO FÍSICO PARA USO DO PROGRAMA

 

- Um estúdio de laboratório de Arte Ambiental localizado na praça central do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG montado com equipamentos computacionais, vídeo, fotografia (financiados pelas agências de fomento)  e guarda de acervo (bibliográfico, eletrônico e artístico). Também é um espaço para guarda e preservação do acervo, espaço para seminários e práticas artísticas.

 

- Uma oficina ateliêr localizada aos fundos do estacionamento do Museu montada com máquinas e equipamentos oriundos de projetos ligados à Escola de Belas Artes transferidos para o Centro Especializado de Arte Ambiental. Esse espaço é utilizado  para desenvolvimento de trabalhos artísticos, guarda de equipamentos para trabalhos de campo, material de consumo, além de parte do acervo artístico mais volumoso.

 

CAPÍTULO XI – DAS RESPONSABILIDADES E DO PATRIMÔNIO

 

O Coordenador do Centro Especializado de Arte Ambiental será responsável pelo patrimônio do laboratório e da oficina, cabendo aos funcionários e professores ligados aos projetos a responsabilidade individualizada pelos equipamentos de uso pessoal.

 

CAPÍTULO XII – DAS AVALIAÇÕES E RELATÓRIOS

 

Metodologia de avaliação e acompanhamento das atividades dos bolsistas

 

- Realizar encontros semanais com o coordenador do projeto e os demais envolvidos;

 

- realizar um encontro mensal com todos os envolvidos nos projetos para organização e avaliação dos dados, desenvolvimento, estabelecendo metas e redirecionamento, caso sejam necessários;

 

- realizar um relatório anual das atividades desenvolvidas com toda documentação necessária anexada e encaminhada ao Conselho Diretor do MHNJB, aos Departamentos envolvidos  e aos órgãos de fomento.

 

CAPÍTULO XIII – DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS E INSTÂNCIAS DE DECISÕES.

 

Fica definido em uma primeira instância o Conselho Diretor do Museu para tomar decisões externas ao Centro Especializado de Arte Ambiental.

Questões ligadas à Escola de Belas Artes ficam definidas a critério do Departamento de Artes Plásticas e Congregação da EBA.

 

 

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ATÉ ABRIL/2015

 

PROJETOS DE PESQUISAS

 

Pesquisa: Arte Ambiental

A proposta da pesquisa “Arte Ambiental” que está sendo desenvolvida, no primeiro momento, é um mapeamento, documentação e criação de acervo, a partir das possibilidades naturais oferecidas pelo Museu para o desenvolvimento do projeto. No segundo momento será estender essas atividades a outras localidades sócio-ambientais, parques, reservas e áreas de proteção ambiental.

 

Projeto: Práticas e Criações Ambientais

Esse projeto propõe o desenvolvimento de processos criativos a partir de referências ambientais envolvendo artes plásticas, instalações, produções áudio visuais e artes computacionais. Tem como proposta de trabalho ações individuais e coletivas que gerem um produto artístico que, no seu conjunto, constitua um acervo e um ponto de partida para reflexões e aprofundamentos teóricos sobre a prática artística ambiental.

 

PROJETOS DE ENSINO

 

Projeto: Criatividade e Sustentabilidade

Dentro do Centro Especializado de Arte Ambiental o Projeto “Criatividade e Sustentabilidade” propõe trabalhar com atividades que possibilitem o estabelecimento de políticas públicas ligadas ao meio ambiente de forma diferenciada e com efeito multiplicador. Ao utilizar a arte como processo de sensibilização e consciência, esse projeto objetiva promover o conhecimento a partir da prática da reflexão artística para as questões fundamentais ligadas ao ambiente e à vida.

Esse aspecto vem ao encontro de suas premissas básicas que é a formação de recursos humanos em diversos níveis especialmente qualificados para lidarem com a realidade complexa multideterminada do fenômeno metropolitano.

A proposta é promover uma consciência ecológica através de oficinas, trabalhos de campo e atelier, onde é fundamental a participação dos jovens e das crianças como agentes transformadores do futuro. Não menos importante é a participação dos professores como profissionais capazes de promover ações e desdobramentos das vivências experimentadas. Mais que bem vinda é a participação e ação criadora coletiva dos artistas como pessoas preparadas, cujo olhar diferenciado e poético possibilita uma sensibilização em favor da vida.

 

PROJETOS DE EXTENSÃO

 

- Instalações e Intervenções Ambientais – Santa Fé/Argentina – Bienal de Arte Jovem – set/2008

 

- Oficina Elementos - Santa Fé / Argentina – Projeto Binacional – Brasil / Argentina – jun/2009

 

- Projeto de Arte Ambiental – Nova Viçosa / BA – set/2009

 

- Projeto Muralismo – “Intercâmbios Possíveis”  – Realizada no MHNJB/UFMG MHNJB – jul/2009 e dez/2009

 

- Oficina Elementos - Santa Fé / Argentina – Projeto Binacional – Brasil / Argentina – jun/2009

 

- Vídeo documentário “Outros Olhares” apresentando o MHNJB e suas atividades sob a visão dos animais que lá habitam (a câmera passa a atuar como o olhar da cutia, do rato, do beija-flor, do macaco, do peixe, do jabuti, etc) -  MHNJB/UFMG – fev a jul/2009

 

- “Arqueologia Pré-histórica”: Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG - fev a jul/2009

 

- “Arqueologia Histórica”: Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG - fev a jul/2009

 

- “Acervo e Centro de Estudos Museológicos”: Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG  – fev a jul/2009

 

- “Centro de Estudos Astronômicos”: Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG - fev a jul/2009

 

- “Centro de Referência em Cartografia Histórica”: Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG – fev a jul/2009

 

- “Gemologia”: Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG  - fev a jul/2009

 

- “Recuperação de Matas Ciliares”:Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG  - fev a jul/2009

 

- “Arte e Educação Ambiental’:Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG - fev a jul/2009

 

- “Centro de Estudos Botânicos”:Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG - fev a jul/2009

 

- “DATAPLAMT - Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas”: Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG  - fev a jul/2009

 

- “Paleontologia”:Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG  - fev a jul/2009

 

- Projeto Binacional – Brasil / Argentina - Parque do La Ribera - Santa Fé / Argentina – abr/2010

 

- Projeto Binacional Brasil/Argentina - “Sinfonia das Águas” – Instalação prevista para 01/set/2010 – Espaço Expositivo da Reitoria

“Arte Ambiental / Poéticas Computacionais” – 01 a 11 set/2010.

 

- Seminários e Curso de Arte Ambiental – Aprofundamento para professores de Arte e Educação dos ensinos básico, fundamental e médio –  MUSEU 2008 a 2010

 

- Oficina de Arte Ambiental – MHNJB/UFMG - 17 e 18/05/2013

 

- Curso de Arte e Educação Ambiental –MHNJB/UFMG - 31/08/2013

 

- Oficina: Forma Diálogos da Luz e da Sombra – MHNJB/UFMG - Um Olhar Fotográfico – 12/10/2013

 

- Palestra Arte Ambiental: Uma Experiência de Vida – MHNJB/UFMG -  06/04/2014

 

- Oficina “O Olhar Fotográfico  - Um Exercício do Olhar” – MHNJB/UFMG - 15/06/2014

 

- Instalações e Intervenções Ambientais – Uma Experiência com o Rio  –Paraná / Santa Fé/Argentina –  julho/2014

 

- Projeto “Corpus Naturalis” – MHNJB / Belas Artes / Parque Estadual do Itambé - 28/09/2014

 

- Curso transdisciplinar "Ruídos Interiores: Video-arte e Neurociência"  - Realizada no MHNJB/UFMG – Escola de Belas Artes/UFMG e ICB/UFMG -  24 a 28/11/14

 

COORDENAÇÃO DE PROJETOS

 

- Coordenação do Projeto “Quatro Estações” – MHNJB/UFMG 2007 a 2015

 

- Coordenação do Projeto Espaço Interativo de Ciências da Vida –  MHNJB/UFMG  - 2008 a 2013

 

- Coordenação do Projeto “Ampliação e Modernização do Presépio Pipiripau” -  MHNJB/UFMG  - 2008 a 2015