Instituçionais / Regimento Interno
REGIMENTO do Centro Especializado EM arte Ambiental
CAPÍTULO I - DA RELEVÂNCIA
O Centro Especializado de Arte Ambiental é parte integrante dos Centros Especializados do Museu de História Natural e Jardim Botânico e possui como objetivo principal desenvolver ensino, pesquisas e extensão a partir de programas e projetos artísticos culturais. Com uma relação direta entre a arte e ambiente, o Centro Especializado de Arte Ambiental tem como proposta sistematizar informações e criar um acervo de obras e registros viabilizados pelos potenciais recursos plásticos oferecidos pelo espaço natural. Tais ações permitem promover o conhecimento científico através dessas manifestações artísticas. Ao estabelecer essa interface atrativa entre a arte e a ciência são desencadeados processos de conscientização a favor do respeito à vida e da preservação ambiental.
CAPÍTULO II – OBJETIVOS DO PROGRAMA
- Interferências artísticas ambientais educativas;
- coletar, selecionar, catalogar e identificar materiais naturais para um acervo com o objetivo de criar um banco de dados para estudos formais que alicercem o desenvolvimento de projetos artísticos;
- pesquisar formas naturais ou relevos, montanhas, mares e rios com mapas cartográficos, registros fotográficos e vídeo para composição e aplicação em projetos artísticos como performances, intervenções ambientais e instalações;
- aproveitar os materiais naturais coletados para aplicá-los em objetos artísticos, escultóricos e instalações;
- mapear com documentação fotográfica e vídeo as possibilidades naturais oferecidas dentro e fora do espaço natural do MHNJB criando um banco de imagens e de dados que possibilitem o reconhecimento das potencialidades plásticas e possíveis de trabalhos;
- desenvolver modelos formais e computacionais a partir desse banco de dados e das imagens para elaboração de propostas que sirvam como projetos e parâmetros nos processos de ensino e trabalho de campo;
- organizar e promover cursos e oficinas para formação e instrumentalização de alunos, artistas e professores em Educação Artística, docentes da área de artes interessados em trabalhar com questões ambientais e ecologia numa ação direta com a natureza concedida;
- realizar seminários para avaliação e discussão da arte ambiental a partir dos resultados das investigações e apresentação de novas proposições;
- realizar exposições resultantes das atividades desenvolvidas;
- publicar em caráter didático, científico e artístico as atividades, as proposições e os resultados dos trabalhos desenvolvidos;
- realizar os projetos de arte ambiental voltados para discentes e docentes, criando um diálogo permanente com o educador/educando com o objetivo de atualização dos conhecimentos na área ambiental;
- promover a participação e o envolvimento de alunos de graduação e pós-graduação nos cursos, programas de monitoria e orientações, contribuindo para uma potencialização da qualificação acadêmica.
- criar, desenvolver e manter atualizada uma página na web “Arte Ambiental” com informações completas sobre o Centro Especializado de Arte Ambiental, os projetos envolvidos, as publicações e as informações atualizadas.
CAPÍTULO III – DOS PROJETOS DE ENSINO RELACIONADOS AO PROGRAMA
Os objetivos básicos do Programa “Arte e Educação Ambiental” do Centro Especializado de Arte Ambiental visam realizar um conjunto de ações articuladas de ensino, associado à pesquisa e extensão, numa perspectiva interdisciplinar, voltada para a compreensão da realidade e da relação homem natureza.
CAPÍTULO IV – DAS PESQUISAS RELACIONADAS COM O PROGRAMA
A metodologia utilizada no Centro Especializado de Arte Ambiental está baseada na investigação das potencialidades ofertadas pela natureza, estabelecendo um mapeamento das possibilidades criativas a partir dessa natureza concedida. Serão tópicos de investigação:
- coletar materiais naturais e criar um acervo de objetos naturais que estimulem a criatividade e ampliação das possibilidades de criação artística;
- classificar materiais coletados, mapear sítios e ambientes específicos, que possibilitem a criação de um banco de dados e de uma reserva técnica que dará suporte à realização das oficinas propostas para sensibilização, educação ambiental e sustentabilidade;
- realizar registros de imagens em fotografia, vídeo e áudio para acervo de pesquisa;
-pesquisar a literatura existente e produções artísticas correlatas para criar uma referência bibliográfica.
CAPÍTULO V – DOS PROJETOS DE EXTENSÃO LIGADOS AO PROGRAMA
O Programa “Arte e Educação Ambiental” do Centro Especializado de Arte Ambiental pretende ofertar atividades para iniciação e aprofundamento do conhecimento na área de educação ambiental e da parte artística ligada ao espaço natural:
- realizar atividades, eventos, intervenções naturais e criação de objetos artísticos que caracterizem o resultado como um processo criativo diretamente relacionado com a natureza;
- promover exposições a partir dos trabalhos desenvolvidos;
- realizar seminários com os envolvidos em cada projeto para apresentação de trabalhos, avaliação dos resultados e futuros desdobramentos;
- realizar publicações científicas e artísticas com o objetivo didático e documental que consolidam o efeito multiplicador pretendido;
- apresentar eventos artísticos (teatros, exposições e performances cênico-musicais) ligados à questão da arte ambiental e conscientização ecológica;
- estabelecer parcerias com instituições de ensino para desdobramentos compartilhados do projeto.
CAPÍTULO VI - DO ACERVO GERADO A PARTIR DO PROGRAMA
- Criar acervo de elementos naturais a partir de coletas, seleção, catalogação e identificação com o objetivo de realizar estudos formais para o desenvolvimento de projetos artísticos;
- criar um banco de imagens a partir das formas naturais para aplicação em processos criativos;
- criar um acervo de obras produzidas como objetos artísticos e escultóricos pertencentes ao Centro Especializado de Arte Ambiental.
- criar um acervo virtual dentro da página na web “Arte Ambiental” disponibilizando as informações geradas pelos outros acervos.
CAPÍTULO VII – DAS PUBLICAÇÕES RELATIVAS AO PROGRAMA
Realizar publicações, exposições, vídeos documentários, páginas na internet, e apresentações de multimídias.
CAPÍTULO VIII - DA DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA
Utilizar os meios de divulgação para promoção do conhecimento como congressos seminários mídias jornalísticas e mídias eletrônicas.
CAPÍTULO IX - DA ADMINISTRAÇÃO
A estrutura administrativa do Centro Especializado de Arte Ambiental está composta da seguinte forma:
Coordenação:
Responsável pelo desenvolvimento de projetos, manutenção das atividades.
Corpo de professores associados:
Grupo de docentes do Brasil e do Exterior interessados em estabelecer projetos em parceria ligados à Arte e Educação Ambiental.
Corpo de Técnicos Administrativos:
Técnicos servidores da UFMG responsáveis pela secretaria, realização das atividades administrativas, criação, comunicação e manutenção de equipamentos, acervos físicos e digitais e da página na web.
Técnicos Associados:
Corpo de técnicos ligados a questões ambientais interessados em desenvolver e participar de projetos desenvolvidos pelo Centro Especializado de Arte Ambiental.
Participação discente:
• Alunos bolsistas a serem contratados pelos programas de fomento de iniciação científica/aperfeiçoamento/pós-graduação;
• Alunos bolsistas a serem contratados pelos programas de monitoria de graduação e pesquisa;
• Alunos orientandos em programas TCC e Pós-graduação;
• Alunos do Curso de Escultura e Licenciatura em Artes interessados nas questões ligadas a arte ambiental.
CAPÍTULO X – DO ESPAÇO FÍSICO PARA USO DO PROGRAMA
- Um estúdio de laboratório de Arte Ambiental localizado na praça central do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG montado com equipamentos computacionais, vídeo, fotografia (financiados pelas agências de fomento) e guarda de acervo (bibliográfico, eletrônico e artístico). Também é um espaço para guarda e preservação do acervo, espaço para seminários e práticas artísticas.
- Uma oficina ateliêr localizada aos fundos do estacionamento do Museu montada com máquinas e equipamentos oriundos de projetos ligados à Escola de Belas Artes transferidos para o Centro Especializado de Arte Ambiental. Esse espaço é utilizado para desenvolvimento de trabalhos artísticos, guarda de equipamentos para trabalhos de campo, material de consumo, além de parte do acervo artístico mais volumoso.
CAPÍTULO XI – DAS RESPONSABILIDADES E DO PATRIMÔNIO
O Coordenador do Centro Especializado de Arte Ambiental será responsável pelo patrimônio do laboratório e da oficina, cabendo aos funcionários e professores ligados aos projetos a responsabilidade individualizada pelos equipamentos de uso pessoal.
CAPÍTULO XII – DAS AVALIAÇÕES E RELATÓRIOS
Metodologia de avaliação e acompanhamento das atividades dos bolsistas
- Realizar encontros semanais com o coordenador do projeto e os demais envolvidos;
- realizar um encontro mensal com todos os envolvidos nos projetos para organização e avaliação dos dados, desenvolvimento, estabelecendo metas e redirecionamento, caso sejam necessários;
- realizar um relatório anual das atividades desenvolvidas com toda documentação necessária anexada e encaminhada ao Conselho Diretor do MHNJB, aos Departamentos envolvidos e aos órgãos de fomento.
CAPÍTULO XIII – DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS E INSTÂNCIAS DE DECISÕES.
Fica definido em uma primeira instância o Conselho Diretor do Museu para tomar decisões externas ao Centro Especializado de Arte Ambiental.
Questões ligadas à Escola de Belas Artes ficam definidas a critério do Departamento de Artes Plásticas e Congregação da EBA.
RELATÓRIO DE ATIVIDADES ATÉ ABRIL/2015
PROJETOS DE PESQUISAS
Pesquisa: Arte Ambiental
A proposta da pesquisa “Arte Ambiental” que está sendo desenvolvida, no primeiro momento, é um mapeamento, documentação e criação de acervo, a partir das possibilidades naturais oferecidas pelo Museu para o desenvolvimento do projeto. No segundo momento será estender essas atividades a outras localidades sócio-ambientais, parques, reservas e áreas de proteção ambiental.
Projeto: Práticas e Criações Ambientais
Esse projeto propõe o desenvolvimento de processos criativos a partir de referências ambientais envolvendo artes plásticas, instalações, produções áudio visuais e artes computacionais. Tem como proposta de trabalho ações individuais e coletivas que gerem um produto artístico que, no seu conjunto, constitua um acervo e um ponto de partida para reflexões e aprofundamentos teóricos sobre a prática artística ambiental.
PROJETOS DE ENSINO
Projeto: Criatividade e Sustentabilidade
Dentro do Centro Especializado de Arte Ambiental o Projeto “Criatividade e Sustentabilidade” propõe trabalhar com atividades que possibilitem o estabelecimento de políticas públicas ligadas ao meio ambiente de forma diferenciada e com efeito multiplicador. Ao utilizar a arte como processo de sensibilização e consciência, esse projeto objetiva promover o conhecimento a partir da prática da reflexão artística para as questões fundamentais ligadas ao ambiente e à vida.
Esse aspecto vem ao encontro de suas premissas básicas que é a formação de recursos humanos em diversos níveis especialmente qualificados para lidarem com a realidade complexa multideterminada do fenômeno metropolitano.
A proposta é promover uma consciência ecológica através de oficinas, trabalhos de campo e atelier, onde é fundamental a participação dos jovens e das crianças como agentes transformadores do futuro. Não menos importante é a participação dos professores como profissionais capazes de promover ações e desdobramentos das vivências experimentadas. Mais que bem vinda é a participação e ação criadora coletiva dos artistas como pessoas preparadas, cujo olhar diferenciado e poético possibilita uma sensibilização em favor da vida.
PROJETOS DE EXTENSÃO
- Instalações e Intervenções Ambientais – Santa Fé/Argentina – Bienal de Arte Jovem – set/2008
- Oficina Elementos - Santa Fé / Argentina – Projeto Binacional – Brasil / Argentina – jun/2009
- Projeto de Arte Ambiental – Nova Viçosa / BA – set/2009
- Projeto Muralismo – “Intercâmbios Possíveis” – Realizada no MHNJB/UFMG MHNJB – jul/2009 e dez/2009
- Oficina Elementos - Santa Fé / Argentina – Projeto Binacional – Brasil / Argentina – jun/2009
- Vídeo documentário “Outros Olhares” apresentando o MHNJB e suas atividades sob a visão dos animais que lá habitam (a câmera passa a atuar como o olhar da cutia, do rato, do beija-flor, do macaco, do peixe, do jabuti, etc) - MHNJB/UFMG – fev a jul/2009
- “Arqueologia Pré-histórica”: Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG - fev a jul/2009
- “Arqueologia Histórica”: Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG - fev a jul/2009
- “Acervo e Centro de Estudos Museológicos”: Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG – fev a jul/2009
- “Centro de Estudos Astronômicos”: Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG - fev a jul/2009
- “Centro de Referência em Cartografia Histórica”: Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG – fev a jul/2009
- “Gemologia”: Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG - fev a jul/2009
- “Recuperação de Matas Ciliares”:Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG - fev a jul/2009
- “Arte e Educação Ambiental’:Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG - fev a jul/2009
- “Centro de Estudos Botânicos”:Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG - fev a jul/2009
- “DATAPLAMT - Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas”: Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG - fev a jul/2009
- “Paleontologia”:Clipe documentário 1” – MHNJB/UFMG - fev a jul/2009
- Projeto Binacional – Brasil / Argentina - Parque do La Ribera - Santa Fé / Argentina – abr/2010
- Projeto Binacional Brasil/Argentina - “Sinfonia das Águas” – Instalação prevista para 01/set/2010 – Espaço Expositivo da Reitoria
“Arte Ambiental / Poéticas Computacionais” – 01 a 11 set/2010.
- Seminários e Curso de Arte Ambiental – Aprofundamento para professores de Arte e Educação dos ensinos básico, fundamental e médio – MUSEU 2008 a 2010
- Oficina de Arte Ambiental – MHNJB/UFMG - 17 e 18/05/2013
- Curso de Arte e Educação Ambiental –MHNJB/UFMG - 31/08/2013
- Oficina: Forma Diálogos da Luz e da Sombra – MHNJB/UFMG - Um Olhar Fotográfico – 12/10/2013
- Palestra Arte Ambiental: Uma Experiência de Vida – MHNJB/UFMG - 06/04/2014
- Oficina “O Olhar Fotográfico - Um Exercício do Olhar” – MHNJB/UFMG - 15/06/2014
- Instalações e Intervenções Ambientais – Uma Experiência com o Rio –Paraná / Santa Fé/Argentina – julho/2014
- Projeto “Corpus Naturalis” – MHNJB / Belas Artes / Parque Estadual do Itambé - 28/09/2014
- Curso transdisciplinar "Ruídos Interiores: Video-arte e Neurociência" - Realizada no MHNJB/UFMG – Escola de Belas Artes/UFMG e ICB/UFMG - 24 a 28/11/14
COORDENAÇÃO DE PROJETOS
- Coordenação do Projeto “Quatro Estações” – MHNJB/UFMG 2007 a 2015
- Coordenação do Projeto Espaço Interativo de Ciências da Vida – MHNJB/UFMG - 2008 a 2013
- Coordenação do Projeto “Ampliação e Modernização do Presépio Pipiripau” - MHNJB/UFMG - 2008 a 2015