PRESÉPIO PIPIRIPAU

 

O Presépio Pipiripau está instalado no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG - MHNJB/UFMG, localizado na região do Horto na cidade de Belo Horizonte. É um dos espaços do museu mais visitados durante o ano, principalmente no mês de dezembro, em virtude das comemorações natalinas. Criado em 1906 pelo Sr.  Raimundo  Machado, o Presépio foi transferido para a UFMG em 1976. Desde então vem sendo apresentado ao público em seções semanais e sendo cuidado e feita a manutenção pelo Sr. Raimundo até a data de sua morte em 1988 e depois por técnicos formados pelo próprio artista contratados pela UFMG.

 

Em 1984 foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN como Patrimônio Cultural. A partir de então, coube à Universidade a sua preservação, exposição e acesso, sendo de responsabilidade da Instituição a qualidade e a manutenção dessas ações.

 

O Presépio Pipiripau realiza 616 apresentações cênicas ao ano atendendo aproximadamente 56 mil pessoas. O presépio, que nos torna crianças pela sua delicadeza, originalidade e poesia é uma obra única e insubstituível. Ele faz parte da história cultural e afetiva de Belo Horizonte sendo citado inclusive em um poema do Carlos Drummond de Andrade e outros artistas.

 

O Presépio Pipiripau é um acervo de características nitidamente culturais cuja maior qualidade está na sensibilização poética, no reconhecimento dos valores da nossa história, na nossa religiosidade, na qualidade e na habilidade técnica dos processos criativos artesanais.

 

Seus valores culturais e artísticos estão muito além de qualquer proposta de caráter econômico. O Presépio é um patrimônio público e que faz parte da história da cidade de Belo Horizonte.

 

Devido a importância da obra e seu estado de conservação que já estava bastante comprometido pela ação do tempo, pelo desgaste mecânico e por infestação de insetos xilófagos, foi necessário criar um programa de restauração em toda a sua estrutura mecânica, pinturas decorativas e todas as 45 cenas envolvendo mais de 600 figuras. Também foi necessário refazer todo o circuito elétrico e hidráulico que envolve o funcionamento do Presépio, dentro das normas técnicas de segurança.

 

Foi imprescindível a melhoria do espaço arquitetônico com reformas do telhado, piso, principalmente no que tange à acessibilidade, conforto e segurança para o público visitante.

 

Durante as obras de restauro o Presépio ficou fechado ao público de dezembro/2012 a abril/2017 sendo feito durante esse período exposições informativas sobre o presépio, sobre a obra de restauro, inclusive com o funcionamento do Presépio Pipiripim, que é uma réplica em miniatura, medindo 4 x 2 metros do Presépio Pipiripau , criada por Sr. Raimundo Machado.

 

A partir da sua inauguração e funcionamento, devido às condições mecânicas, elétricas e hidráulicas terem sido restauradas e adequadas às normas de segurança, será possível ampliar a quantidade de apresentações anuais, oferecendo ao público uma maior oportunidade de visita ao Presépio, que é uma obra única e rara e que faz parte da história afetiva de Belo Horizonte.

Projetos /Projetos Terminados / PRESÉPIO PIPIRIPAU