Jornada reúne extensionistas na UFMG. Bora se misturar com a gente!

Evento de 23 a 25 de maio tem seminário, oficina e atrações culturais

O ano de 2022 marca a volta da Jornada no campus Pampulha da UFMG.

A 21ª edição tem como tema #tudojuntoemisturado: como integrar extensão ao ensino e à pesquisa. Estudantes, professores, coordenadores de extensão, técnicos e representantes da comunidade externa participarão das atividades.

O impacto da prática extensionista na vida dos discentes, articulada de maneira transdisciplinar com a pesquisa e o ensino, vai nortear os três dias de intensa programação.

Seminário

O evento terá a exposição oral dos três discentes que venceram o concurso de vídeos  – votação pelo público – promovido pela Jornada.

Os estudantes são Arthur Felipe Barroso do curso de Fisioterapia, Igor Santana do curso de Ciências Biológicas e Samuel Soares do curso de Agronomia do Instituto de Ciências Agrárias (ICA). As apresentações serão seguidas por debate mediado pela professora Márcia Martins do ICA.

Estudante de Montes Claros Samuel Soares teve seu vídeo entre os mais votados. Extensionista divulga a experiência do viveiro de mudas frutíferas, ornamentais e silviculturais do ICA | Reprodução YouTube

O seminário terá ainda duas atrações culturais. Representando o Projeto Literatura Afro-brasileira em Foco, da Faculdade de letras (Fale), a estudante Débora Araújo apresentará o conto Iemanjá e o poder da criação do mundo. O projeto Teatro no Ar, do Teatro Universitário (TU), exibirá a peça O louco Lúcido, que será encenada pelos estudantes Delaney Junior e Dê Jota.

A atividade será transmitida, de forma simultânea, pelo canal da Pró-reitoria de Extensão da UFMG no YouTube

Os estudantes que queiram participar como ouvinte do seminário podem se inscrever por meio de formulário.

Além disso, no site da Jornada, o público poderá assistir aos trabalhos – em formato de vídeo – que participaram da votação.

Oficina

Nos dias 23 e 24 de maio, as salas do CAD 1 vão receber as turmas da oficina A integração da extensão com o ensino e com a pesquisa e como ela pode contribuir para a formação dos/das estudantes. Com vagas totalmente preenchidas, a oficina será oferecida à comunidade universitária, sendo ministrada por docentes da UFMG e técnicos da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Estão também previstos no conteúdo os conceitos, as diretrizes e as modalidades da extensão universitária, oportunidades oferecidas por essa dimensão acadêmica e a importância de sua integralização na grade curricular dos cursos de graduação.

Ao contrário deste ano, em 2020 e 2021, a Jornada de Extensão havia sido realizada de forma integralmente remota devido à pandemia de covid-19.

Área de credenciamento dos participantes na entrada do CAD1 na 15ª edição.
Em 2022, seminário do evento acontece no mesmo local | Foto: Gabriela Carraro