XII Encontro de Gestão de Custos

A UFMG recebeu, em 2022, Primeiro lugar no Ranking das Universidades Federais, de desempenho sobre a qualidade da informação de custos, o Certificado de boas práticas foi conferido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em reconhecimento à qualidade da informação de custos referente a 2021. Foi no XII Encontro de Gestão de Custos, que ocorreu no dia 24/08/2022 e pode ser visto por meio dos links:

Manhã:

Tarde:

 

Trabalhar com Custos na Administração Pública é inovador e requer um olhar para dentro da organização, o que pode ser feito por todas. É um trabalho de planejamento conjunto para alocar os custos, de forma a apresentar a qualidade dos gastos.

Os Sistemas estruturantes do Governo, por exemplo o SIAFI, são os nossos instrumentos, o orçamento e a contabilidade são os nossos aliados na alocação dos custos dentro desses sistemas.

Na UFMG, execução orçamentária, financeira, patrimonial é descentralizada, sendo que o orçamento é descentralizado com base em uma matriz de distribuição de recursos que aloca recursos nas diversas unidades da Instituição por critérios objetivos. Essa execução Descentralizada impactou positivamente na utilização das abas de centro de custo no SIAFI, isso foi automaticamente incorporado dentro do processo de liquidação, agora considerando a competência contábil da despesa.

Essa sistemática facilitou a atribuição dos custos à cada unidade organizacional. Para cada escola, faculdade ou Unidade Administrativa é alocado os custos correspondentes à sua execução.
Considerando que a gestão de custos é um processo, em constante avaliação e aperfeiçoamento, os próximos passos serão definir dentro de cada unidade, os centros de custos em que a UFMG considera adequado dentro da sua missão, enquanto instituição federal de ensino superior. Esse será nosso foco nos próximos anos, que poderá ser observado por meio do Relatório Foco em Custo da STN.

No Relatório Foco em Custo de 2022, consta que a responsabilidade fiscal, o compromisso com a sociedade e a transparência são alguns dos valores que orientam a missão institucional da Secretaria do Tesouro Nacional de gerir as contas públicas de forma eficiente e voltada para a busca da qualidade do gasto.

Sob esses valores, o Tesouro busca oferecer um novo instrumento de transparência e comunicação para a conscientização dos cidadãos e dos agentes públicos sobre a importância da informação de custos na gestão pública.

O Relatório Foco em Custos apresenta uma visão geral dos custos do Governo Federal, com o objetivo de também fomentar a elaboração de modelos personalizados de custos que atendam às necessidades de gestão dos órgãos públicos, desde a perspectiva estratégica, voltada aos programas de governo, até́ a operacional, direcionada à avaliação do desempenho de cada órgão.

Publicado em: quinta-feira, 01 de setembro 2022, às 09h22