O programa Pesquisador Mineiro (PPM) foi criado pelo Conselho Curador da FAPEMIG em 2006 com objetivo de financiar por meio da concessão de apoio financeiro mensal (grants), os planos de trabalho, coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança na sua área e de alta produtividade, vinculados a projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação em desenvolvimento, financiados por instituições de fomento à pesquisa. O apoio é concedido em cotas, composta de vinte e quatro mensalidades.
A solicitação dessas bolsas é feita pelos próprios pesquisadores através do portal EVEREST, de acordo com calendário próprio da FAPEMIG. Mais informações podem ser obtidas na página Pesquisador Mineiro.
A evolução histórica do número de bolsas de Pesquisador Mineiro dos docentes da UFMG, bem como a distrubuição das bolsas por área e tipo é mostrada nas figuras abaixo.
A evolução do número de bolsas do programa Pesquisador Mineiro. Em 2010 a UFMG foi contemplada com 87 bolsas PPM em 2018 com 68 bolsas.
A distribuição de bolsistas PPM da UFMG por Grande Área.
Bolsistas do Programa Pesquisador Mineiro – FAPEMIG
A lista dos bolsistas da UFMG contemplados no Programa Pesquisador Mineiro – FAPEMIG, separada por Nome, Unidade, Área e Ano do Edital, pode ser consultada na tabela abaixo.