Infraestruturas de Apoio Institucional à Pesquisa (AIPq)

As Infraestruturas de Apoio Institucional à Pesquisa (AIPq) são infraestruturas de apoio à pesquisa artística, científica e/ou tecnológica que fornecem materiais e serviços importantes para o desenvolvimento da pesquisa (Resolução nº 01/2021). São classificadas em: Gerais que atendem a quaisquer áreas do conhecimento (bibliotecas, centrais criogênicas, oficinas mecânicas e de prototipagem, centrais de distribuição de informação ou utilidades, dentre outras) e Temáticas que atendem a áreas específicas do conhecimento (biotérios, acervos, coleções, ambientes de exposição artística ou cultural, museus, dentre outras).

Biotério Central

O Biotério Central da UFMG, subordinado à Administração Central (Pró-Reitoria de Pesquisa), é destinado à criação de ratos e camundongos isogênicos e heterogênicos. O Biotério Central conta com instalações modernas e equipe técnica altamente qualificada para trabalho em nível de barreira sanitária elevada para produção de roedores com status sanitário SPF (Specific Pathogen Free). Ao fornecer à comunidade científica roedores com padrão genético e sanitário definidos, o Biotério Central possibilita aos pesquisadores da UFMG acesso a animais de padrão internacional, indispensáveis para obtenção de resultados científicos mais robustos, confiáveis, homogêneos e reprodutíveis.

Memorial Casa de Afonso Pena – Museu do Livro Jurídico – Sala Jornalista Assis Chateaubriand

A Biblioteca da Faculdade de Direito possui mais de 60 mil exemplares de livros, sendo que 95% são da área jurídica. Os outros 5% são de filosofia, economia, sociologia e educação. A Biblioteca possui, ainda, o acervo do falecido Dr. Jequiriçá, 12 bases de dados em CD-ROM e mais de mil títulos de periódicos nacionais e estrangeiros. Abriga também o Memorial Casa de Afonso Pena, com reprodução da antiga fachada da Faculdade em Ouro Preto, e abrigava, até 2017, o Museu Memorial do Livro Jurídico, transferido para a Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG, no quarto andar da Biblioteca Central.