Laboratórios Institucionais de Pesquisa (LIPq)

Os Laboratórios Institucionais de Pesquisa (LIPq) são infraestruturas de pesquisa artística, científica e/ou tecnológica compartilhadas por duas ou mais Unidades Acadêmicas da UFMG, credenciadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq), que seguem normas específicas de gestão definidas pela PRPq em resolução específica.

Visam atender, de forma ampla, uma comunidade de usuários, internos e externos à UFMG e dispõem de equipamentos e/ou serviços altamente especializados de média e grande complexidade, tecnicamente compatíveis com padrões internacionais de excelência. Contam necessariamente com apoio de servidores do corpo técnico da UFMG e são financiados pela Administração Central diretamente ou via Unidade Acadêmica/Departamento.

Centro de Laboratórios Multiusuários (CELAM)

O CELAM é uma forma de acesso a métodos e técnicas que utilizam equipamentos de última geração. Atende a uma clientela vasta de pesquisadores do ICB, de várias outras unidades da UFMG, além de outras instituições de pesquisa de todo o país e do exterior. São 5 laboratórios com uma equipe de servidores treinados para a operação dos equipamentos e que permanecem disponíveis para prover contínuo suporte ao usuário.

Centro de Sensoriamento Remoto

O Centro de Sensoriamento Remoto, instalado em 1997 no Instituto de Geociências da UFMG, desenvolve pesquisas e aplicações de Sensoriamento Remoto no levantamento de recursos naturais e estudos de problemas ambientais diversos, além de trabalhos nas áreas de Geoprocessamento e Cartografia Digital.

Centro de Tecnologia e Pesquisa em Magneto Ressonância (CTPMAG)

O CTPMAG é o primeiro centro de pesquisas do Brasil a possuir um scanner de magneto-ressonância de 4,7 Teslas (iMR4,7), dedicado ao uso em animais de pequeno porte. Sua criação se deve a uma profícua parceria entre pesquisadores da UFMG e do Neuroimaging Research Group, do King’s College London, que culminou na doação do aparelho de iMR4,7 à UFMG. O scanner propicia a obtenção de imagens estruturais de altíssima resolução, bem como o registro dinâmico e funcional de processos que ocorram em poucos segundos, através de imagens de menor resolução.

Centro Multiusuário de Termografia Científica (CEMTEC)

O CEMTEC utiliza um método diferenciado para aplicação da termografia, método este intitulado termografia espectral-direcional. Este método é objeto de patente da UFMG. Utilizando este método, a termografia é capaz de realizar não somente medição de temperatura, mas avaliação da composição química de gases, desempenho energético de sistemas fotovoltaicos, dentre outras aplicações. O CEMTEC também tem como proposta de valor realizar serviços com alta qualidade metrológica, utilizando métodos altamente especializados, patentes próprias e métodos desenvolvidos sob medida para o usuário.

Laboratório de Caracterização e Processamento de Nanomateriais (LCPNano)

O Laboratório de Caracterização e Processamento da Nanomateriais da UFMG (LCPnano) é uma estrutura multiusuária que tem por missão proporcionar infraestrutura para o desenvolvimento de nanomateriais. O público alvo é composto por toda a comunidade discente, docente e técnico-científica da UFMG e de outras instituições de ensino e pesquisa, além de entidades do setor privado. O LCPnano é sediado no Departamento de Física (DF-UFMG/ICEx), e tem como instituições parceiras o Departamento de Química/ICEx, o Instituto de Ciências Biológicas e a Faculdade de Medicina.

Laboratório de Ensaios de Combustíveis (LEC)

O LEC foi criado há 20 anos para atuar em área estratégica, auxiliando a ANP e ao Ministério Público/Procon no combate à adulteração de combustíveis e crimes fiscais. Sua atuação abrange combustíveis automotivos e marítimos, lubrificantes, bio-óleos, óleos vegetais, biomassas e fluidos industriais. Recentemente, tem concentrado esforços para ampliação do seu parque de equipamentos e competência na área de certificação de querosene, bioquerosene e gasolina de aviação, visando oferecer uma infraestrutura única na América do Sul.

Laboratório de Química Instrumental (LQI)

O Laboratório de Química Instrumental (LQI) fundado em 2010, dedica-se a análises cromatográficas e espectroscópicas. Apresenta caráter multiusuário e passou por duas extensões físicas. Nesse espaço estão alocados equipamentos como: HPLC-DAD, GC-MS, GC-FID/NPD, UV-Vis, FTIR, absorção atômica, sistema de purificação de água e ICP-MS/MS. Atende à demanda de diversos grupos de pesquisa do ICA-UFMG e de outras Instituições como UFVJM, UFV e UNIMONTES. O Laboratório está localizado no Prédio Central do ICA/UFMG.

Laboratório de Ressonância Magnética de Alta Resolução (LAREMAR)

O Laboratório de Ressonância Magnética multiusuário (LAREMAR) é um laboratório institucional de pesquisa (LIPq) que se localiza no prédio anexo ao Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na obtenção de espectros de ressonância magnética nuclear, na realização de serviços de assessoria e de consultoria para caracterização de substâncias, no treinamento de professores e estudantes de pós-graduação e no suporte para disciplinas práticas de RMN da graduação e da pós-graduação.

Laboratório Institucional de Pesquisa em Biomarcadores (LINBIO)

O Laboratório Institucional de Pesquisa em Biomarcadores (LINBIO) foi oficializado em 2015. Esta plataforma funciona desde 2010, com os Professores do Departamento ACT trabalhando de forma compartilhada no uso de alguns equipamentos, o que permitiu, ao longo destes anos, o desenvolvimento de diversas linhas de pesquisa, a formação de vários mestres e doutores e um incremento substancial à produção científica do Departamento. O desenvolvimento destes Laboratórios Multiusuários tem como objetivo o uso compartilhado e controlado dos equipamentos, o que permite ampliar o acesso, melhorar a eficiência e otimizar recursos financeiros e humanos.

Laboratório de Neurociências Molecular e Comportamental (LANEC)

O Laboratório de Neurociências Molecular e Comportamental (LANEC) foi inaugurado na UFMG em 2006 como um espaço multidisciplinar que permitiu a unificação do Laboratório de Neuroquímica do Departamento de Bioquímica-Imunologia do ICB e do Laboratório de Psicologia Experimental do Departamento de Psicologia da FAFICH. Esta união propiciou a interação de professores, pesquisadores e estudantes da graduação e pós-graduação interessados no estudo de Neurociências Molecular e Comportamental.

Unidade Multidisciplinar e Multiusuária de Pesquisa Animal (MULTILAB)

Idealizado em 2011, a Unidade Multidisciplinar de Pesquisa Animal, chamado de MULTILAB, tem o intuito de dar suporte à pesquisa que envolva de alguma forma a experimentação animal nas mais distintas áreas da medicina veterinária e da zootecnia, bem como em áreas correlatas ou de cooperações. Com o MULTILAB, pretende-se fornecer infraestrutura e equipamentos com um caráter inovador totalmente multiusuário para pesquisadores e pretende incorporar, desde a sua criação, a filosofia da cooperação interinstitucional para o desenvolvimento de pesquisa animal de vanguarda, baseada nos conceitos contemporâneos de multidisciplinaridade, caráter multiusuário e cooperação científica e tecnológica.