A pesquisa da UFMG é plural, diversa e diversificada, abrangendo todas as áreas do conhecimento
A UFMG vem ampliando o número de artigos publicados nos TOP 10% periódicos mais impactantes da base Scopus, passando de 17,7% para 21,3% do total de trabalhos publicados entre 2010 e 2020.
A publicação da UFMG em 10 das 27 áreas da base de dados Scopus, recebe número maior ou igual de citações em comparação à média de citações das demais instituições presentes na base. (1=média do restante).
Os documentos indexados na base Scopus atraem o interesse do setor produtivo, sendo citados em patentes nacionais e internacionais, assim como patentes geradas na UFMG são referenciadas em produções bibliográficas.
A produção da UFMG é melhor percebida em base de dados abertas como o Google Scholar. Em particular o Google Scholar identifica citações em áreas menos representadas nas bases Scopus e Web of Science.
A citação dos trabalhos produzidos na UFMG segue uma tendência internacional na qual trabalhos realizados em parceria internacional recebem mais citações que os demais.
Distribuição de Grupos de Pesquisa credenciados na UFMG por Grande Área CAPES em 2022 (total de grupos 842). Os dados podem ser consultados em tempo real por meio do Diretório de Grupos de Pesquisa – CNPq.