Produção Científica

Produção bibliográfica da UFMG (SOMOS)

Crescimento da produção científica da UFMG por tipo de publicação.

Produção bibliográfica total: Brasil e UFMG (SCOPUS)

Crescimento da produção científica da UFMG comparado à produção brasileira.

Diversidade da produção científica da UFMG (SOMOS)

A pesquisa da UFMG é plural, diversa e diversificada, abrangendo todas as áreas do conhecimento

A qualidade da produção científica da UFMG (Web of Science)

A produção científica da UFMG estava concentrada em revistas com JCR (Parâmetro de impacto da revista) em torno de 2,2 em 1997 e em torno de 2,6 em 2017. O JCR médio das revistas da base Web of Science era 1.1 em 1997 e 2,2 em 2017 (total de revistas na base: 11430).

O impacto da pesquisa científica produzida UFMG (SciVal/SCOPUS)

A publicação da UFMG em 11 das 27 áreas da base de dados SCOPUS, recebe número maior ou igual de citações em comparação à média de citações das demais instituições presentes na base. (1=média do restante).

A visibilidade da pesquisa produzida UFMG (SCOPUS, Web of Science, Google)

A produção da UFMG é melhor percebida em base da dados abertas como o Google Scholar. Em particular o Google Scholar identifica citações em áreas menos representadas nas bases SCOPUS e Web of Science.

Trabalhos da UFMG de alto impacto (Web of Science)

A quantidade de artigos da UFMG em revistas com JCR superior a 10 (202 das 11430 revistas da base Web of Science) cresceu após 2002. As revistas de alto impacto concentram-se nas áreas de Medicina, Biologia, Física, Ciência dos Materiais, Química e Farmácia.

Internacionalização x citação da UFMG (SciVal/SCOPUS)

Não existe diferenças relevantes no número de citações (~23) e na taxa média de internacionalização (~27%) das mais renomadas universidades brasileiras.

Impacto relativo da produção científica da UFMG (SciVal/SCOPUS)

Quando comparamos com as mais renomadas Universidades Brasileiras, observamos que a produção da UFMG é a mais citadas em 8 áreas (1=média do mundo): Multidisciplinar (1,43), Ciência de Computação (1,31); Engenharia (1,15); Ciência da Decisão (1,11); Farmácia, Toxicologia e Farmacologia (1,09); Ciência dos Materiais (1,04); Bioquímica, Genética e Biologia Molecular (0,96); Bioquímica e Microbiologia (0,95).

Distribuição de Grupos de Pesquisa credenciados na UFMG por Grande Área CAPES

Distribuição de Grupos de Pesquisa credenciados na UFMG por Grande Área CAPES em 2019 (total de grupos 892).