Centros Institucionais de Pesquisa (CIPq)

Centros Institucionais de Pesquisa (CIPq), são centros voltados para o desenvolvimento de pesquisa artística, científica e/ou tecnológica que se caracterizam por possuir natureza multiusuária e multidisciplinar; com gestão e regimento definidos, aprovados pelo Conselho Universitário da UFMG ou Congregação; equipe técnico-científica especializada disponibilizada ou financiada pela Administração Central, diretamente, ou via Unidade/Departamento; equipamentos e/ou serviços altamente especializados de média e grande complexidade, que sejam tecnicamente compatíveis com padrões internacionais de excelência; política definida de disponibilização de sua infraestrutura e serviços para usuários internos e externos (Resolução nº 01/2018).

Centro de Aquisição e Processamento de Imagens

O Centro de Aquisição e Processamento de Imagens do ICB-UFMG tem como missão proporcionar infraestrutura em técnicas que envolvam captura e análise de imagens digitais com o objetivo de dar suporte a pesquisas científicas em desenvolvimento na UFMG e em outras instituições, bem como na formação de recursos humanos através de atividades de ensino e de extensão. O CAPI é um centro multiusuário que possui infraestrutura em várias áreas da pesquisa científica que utilizam como método de estudo a captura e análises morfométricas de imagens digitais, tais como confocal, dissecação a laser e escâner de lâminas e géis.

Centro de Coleções Taxonômicas (CCT)

O Centro de Coleções Taxonômicas (CCT-UFMG) é um Órgão Complementar vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas composto por 27 coleções e administrado por um Conselho Técnico-Científico e um Corpo de Curadores com Apoio Técnico-Administrativo. Desde março de 2020, o CCT-UFMG publica o CCT Ciência, um boletim para divulgar, em linguagem acessível, trabalhos desenvolvidos por nossos pesquisadores, bem como os nossos acervos taxonômicos, destacando sua importância na pesquisa, ensino e extensão. O CCT-UFMG também realiza eventos, possui um Laboratório de Ilustração Científica (LIC) e é responsável pela publicação do periódico científico LUNDIANA: International Journal of Biodiversity.

Centro de Ensino de Ciências e Matemática (CECIMIG)

O Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais – CECIMIG, criado em 1965, através de um convênio entre o MEC e a UFMG, foi incorporado à Faculdade de Educação em 1987. Dentre seus objetivos o centro visa estimular a pesquisa e a extensão, contribuindo para a melhoria do ensino de Ciências. Neste sentido é responsável pela organização de cursos de aperfeiçoamento e especialização, assessoria a diversas instituições, promoção de seminários, congressos e encontros na área, realização e divulgação de pesquisas e construção de acervo bibliográfico e de materiais para atividades experimentais em Ciências.

Centro de Estudos Portugueses

O Centro de Estudos Portugueses da Faculdade de Letras da UFMG foi criado no Departamento de Letras Vernáculas em abril de 1978, por iniciativa conjugada do então cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Dr. José Roque Vieira Abranches Jordão e do professor Wilton Cardoso de Sousa, da Faculdade de Letras da UFMG, com o apoio do Prof. Eduardo Osório Cisalpino, à época Reitor da UFMG. Em mais de quatro décadas de história, o Centro de Estudos Portugueses da FALE/UFMG se consolidou como notável espaço de pesquisa e divulgação da Literatura Portuguesa no Brasil.

Centro de Microscopia

O Centro de Microscopia da UFMG foi concebido como centro de caráter multiusuário e interdisciplinar, com infraestrutura em microscopia eletrônica, iônica e por sonda com padrão de excelência internacional, para realização de atividades de pesquisa e de base tecnológica. O Centro de Microscopia da UFMG tem por missão proporcionar, para usuários de diversas áreas do conhecimento, infraestrutura em técnicas de microscopia, com o objetivo de viabilizar, aprimorar e promover pesquisas científicas e tecnológicas na UFMG, com inserção em atividades de ensino e de extensão.

Centro de Musicalização Integrado (CMI)

O Centro de Musicalização Integrado (CMI) é um órgão complementar da Escola de Música da UFMG que tem como missão de proporcionar às crianças e adolescentes a possibilidade de aprender música de uma forma lúdica e prazerosa e trabalhando com possibilidades de pensar na música como uma forma de educação e de desenvolvimento humano. O CMI contribui também para a formação pedagógica de alunos da Escola de Música da UFMG e sedia várias disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação.

Centro de Pesquisa em Música Contemporânea

O Centro de Pesquisa em Música Contemporânea é um  Órgão Complementar da Escola de Música da UFMG dedicado à pesquisa em música contemporânea, com especial ênfase na composição e na tecnologia. Ao CPMC estão vinculados vários laboratórios, com objetivos de dar suporte tecnológico aos processos de criação e de ensino de música. Além dos laboratórios, o CPMC também dá apoio a diversas disciplinas teóricas, utilizando recursos para incrementar a eficiência do aprendizado e otimizar o tempo do professor em sala de aula, assim como para auxiliar o aluno na concepção de trabalhos de instrumentação, orquestração e edição de partituras.

Centro de Pesquisas Prof. Manoel Teixeira da Costa (CPMTC)

O Centro de Pesquisas Professor Manoel Teixeira da Costa (CPMTC), órgão complementar do Instituto de Geociências da UFMG, foi criado em maio de 1981 pelo Prof. José Marques Correia Neves e institucionalizado pelo Conselho Universitário em 14 de maio de 1987. Suas instalações estão situadas no primeiro e segundo andares do prédio anexo do IGC, no Campus da Pampulha da UFMG. O CPMTC realiza projetos de pesquisa e de prestação de serviços em Geologia e áreas afins das Geociências, além de dar apoio aos Programas de pós-graduação e aos cursos de graduação do IGC no desenvolvimento de pesquisas que resultam nos trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado.

Laboratório de Aquacultura (LAQUA)

O Laqua é um complexo de laboratórios multidisciplinares equipados para viabilizar atividades de ensino, pesquisa e extensão. As atividades do laboratório estão relacionadas à produção econômica de organismos aquáticos de água doce e salgada, como peixes, crustáceos, moluscos, microalgas e larvas. Além disso, pesquisas sobre nutrição animal e parâmetros de qualidade da água também são desenvolvidas. Atualmente, o Laqua pode ser considerado um dos principais laboratórios do curso de graduação em Aquacultura, pois, além de agregar discentes de graduação, tem a participação de discentes dos cursos de medicina veterinária, biologia e discentes da pós-graduação.