17º Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – Edição 2024

Tema escolhido para esta edição foi “Nanotecnologia aplicada à saúde”. Inscrições estarão abertas de 12 de abril a 28 de junho

O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – Edição 2024 será lançado no dia 2 de abril de 2024, de forma simultânea, nos países-membros do MERCOSUL: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. As inscrições ficarão abertas de 12 de abril a 28 de junho. O Prêmio, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é uma inciativa da Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia do MERCOSUL (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países-membros. A premiação é dividida em 5 (cinco) categorias: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior e Integração.
O tema escolhido para esta edição foi “NANOTECNOLOGIA APLICADA À SAÚDE”, que abordará as seguintes linhas de pesquisa:  sistemas de diagnóstico, monitoramento e/ou tratamento de câncer baseados em nanotecnologia; sistemas de monitoramento e tratamento do diabetes baseados em nanotecnologia; sistemas de diagnóstico, monitoramento, prevenção e tratamento de doenças negligenciadas, baseados em nanotecnologia; soluções baseadas em nanotecnologia para equipamentos e dispositivos de Tecnologia Assistiva; e iniciativas de nanotecnologia para o combate à pandemia de Covid-19.
Os requisitos e detalhes para a submissão das propostas encontram-se relacionados neste Edital. Os interessados terão até o dia 28 de junho de 2024, às 18 horas (horário de Brasília) para submeter suas propostas. Como nas edições anteriores, além de certificado e publicação do respectivo trabalho em livro, os ganhadores do Prêmio serão contemplados com premiação em espécie, de acordo com cada categoria. Pelo cronograma do edital, a divulgação do resultado ocorrerá até 30/10/2024.

CNPq

Publicado em: 08 de abril 2024