Alimentação vegana não prejudica desempenho esportivo, revelam estudos da UFMG

Recuperação de atletas que não consomem proteína animal tende a ser mais rápida

 

Estudos desenvolvidos pelo Laboratório de Nutrição e Treinamento Esportivo (Lan) da UFMG investigam a adesão à dieta vegana por atletas de alta performance e têm mostrado que ela não interfere em seu desempenho.

Em entrevista à TV UFMG, o coordenador do Lan, Marcos Zang, explica que pessoas que seguem uma alimentação vegetariana – vegana ou não – ingerem menos cálcio, vitamina B12, ácido fólico e ferro de origem animal. “Precisamos, portanto, buscar nas fontes vegetais alimentos que forneçam os nutrientes para os vegetarianos restritos”, afirma Zang.

Pessoas veganas que se alimentam adequadamente com acompanhamento profissional não precisam temer desvantagem competitiva na prática esportiva. Além disso, estudos do Lan indicam que, possivelmente, o atleta vegetariano, restrito ou não, leva vantagem em relação aos esportistas que comem carne: seu estado inflamatório sistêmico é menor. Assim, veganos e vegetarianos podem se recuperar de treinamentos mais rapidamente, alcançando um desempenho superior.

Elmir Andrade, atleta de atletismo há sete anos, na modalidade de corrida de 110 metros com barreiras, é vegano há mais de três anos e já não come carne há mais de uma década. Ele treina 3,5 horas por dia, cinco dias na semana. Corroborando os estudos do Lan, Andrade acredita que sua recuperação em relação aos atletas onívoros é mais rápida. “Muitas vezes, treino forte e, no dia seguinte ou dois dias depois, estou em uma condição de recuperação um pouco melhor do que os atletas que treinam comigo”, testemunha o atleta, que recentemente conquistou o terceiro lugar nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Vegano x vegetariano

Todo vegano é vegetariano, mas nem todo vegetariano é vegano. Além de propor uma dieta mais restrita, o veganismo é uma filosofia cujos adeptos combatem toda forma de exploração animal – na alimentação, em produtos testados em animais ou até mesmo em serviços relacionados. Os vegetarianos, por sua vez, podem se alimentar de produtos de origem animal (ovos e leite, por exemplo).

 

Equipe: Amanda Gomes (produção), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Ruleandson do Carmo (edição de conteúdo) | TV UFMG

Publicado em: 24 de janeiro 2022