UFMG Talks em casa discute proteção de dados pessoais

Segurança e proteção de dados pessoais foram abordados pelos professores Leonardo Parentoni e Michele Nogueira na última edição do UFMG Talks, já disponível no YouTube

Tráfego de dados na rede deve ser alvo de regulamentação para garantir proteção

Uma avalanche de dados pessoais circula a cada minuto na internet, e os riscos de quebra da privacidade elevam-se na mesma proporção. Para garantir direitos e segurança informacional, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor integralmente a partir de agosto deste ano. Na última edição do UFMG Talks, realizada na quarta-feira, 29 de setembro, professores da Universidade falaram sobre segurança cibernética e a importância da proteção dos dados.

A professora Michele Nogueira, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, abriu o bate-papo com a seguinte provocação: “Vocês já tiveram a impressão de estar sendo ouvidos ou monitorados em suas próprias casas? Parece que você fala ‘está faltando pão’ e aparece uma série de propagandas sobre supermercados, padarias. Quantas vezes vocês buscam no Google pela palavra ‘geladeira’, e, nas horas seguintes, todos os anúncios que vocês recebem são relacionados a geladeiras?”

Michele é integrante do Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade (CNPD) e dedica-se a pesquisas associadas à segurança e à resiliência de redes e comunicação sem fio. Durante o evento, ela explicou como são feitas coletas de dados no dia a dia e possíveis vulnerabilidades e impactos na nossa segurança e privacidade. “Em vista de toda essa evolução tecnológica, nos deparamos com a necessidade de ter regulamentação para o uso desses dados”, disse.

‘Botão de sossego’

Professor de Direito Empresarial da UFMG com atuação nas áreas de Direito, Tecnologia e Inovação, procurador federal e também membro do CNPD, Leonardo Parentoni falou sobre a LGPD e seu significado em relação à proteção de dados pessoais.

“Precisamos mais do que nunca de algum instrumento que na prática funcione como um ‘botão de sossego’ para reduzir a coleta de dados pessoais. A LGPD é uma das ou a principal resposta no Brasil para possibilitar que esse botão, de certa forma, exista”, argumentou.

Assista ao programa disponível no canal da TV UFMG no YouTube.

Publicado em: 30 de setembro 2021