Estudante do Coltec é premiado pelo CNPq por estudo que associa lesão no fígado à covid-19

Neste Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, nada mais justo e representativo do que homenagearmos nosso jovem cientista, agraciado na 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, na categoria Ciências da Vida.

Paulo Marazzi, aluno do Colégio Técnico (Coltec), e bolsista de iniciação científica no Laboratório de Sinalização de Cálcio do ICB, percebeu que pessoas infectadas com Sars-CoV-2 são frequentemente diagnosticadas com graves disfunções hepáticas, apesar do vírus raramente ser encontrado no fígado. O estudo, que contou com a orientação da professora Maria de Fátima Leite, sugere que as lesões observadas são consequência da infecção pulmonar causada pela Covid-19.

Estudante da rede pública e de baixa renda familiar, Marazzi receberá R$5 mil, além de uma bolsa de inciação científica.do CNPq. “Essa conquista contribui para a quebra de inseguranças do menino Paulo, que iniciou sua trajetória num laboratório de pesquisas aos 15 anos. Dedico esse trabalho e o prêmio a todos os pacientes que morreram de Covid-19 sem a oportunidade de se vacinarem contra a doença”, desabafou. Confira a matéria completa no portal UFMG: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/trabalho-de-estudante-de-iniciacao-cientifica-no-icb-recebe-premio-do-cnpq

Publicado em: 12 de julho 2023