Estudo investiga como plantas absorvem água pelas folhas em ambientes de neblina

Mecanismo de hidratação foi alvo de tese destacada em episódio do programa ‘Aqui tem ciência’, da Rádio UFMG Educativa

 

Daniela Boanares de Souza durante o trabalho de campo na Serra da Brígida, em Ouro Preto
Daniela Boanares de Souza durante o trabalho de campo na Serra da Brígida, em Ouro Preto | Acervo pessoal

 

Várias espécies de plantas, principalmente algumas encontradas em ambientes com presença de neblina, absorvem água pela raiz e pelas folhas. Em períodos com pouca ou nenhuma ocorrência de chuvas, a neblina pode ser a única fonte de água para uma vegetação.

Estudar certas características de plantas com diferentes capacidades de absorver água pelas folhas foi o objetivo de pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal da UFMG. O estudo foi classificado como o melhor trabalho de doutorado do Brasil, na área de Biodiversidade, na edição 2021 do Prêmio Capes de Tese.

No episódio 102 do Aqui tem ciência, programa da Rádio UFMG Educativa, a autora do estudo, Daniela Boanares de Souza, apresenta detalhes da pesquisa, desde as motivações até os resultados. A maior parte das espécies vegetais pesquisadas foi observada e coletada na Serra da Brígida, no município mineiro de Ouro Preto, em uma área de proteção ambiental de campo rupestre.

A pesquisadora analisou aspectos fisiológicos, bioquímicos e outros tipos de atributos relacionados à absorção foliar de água. Como ela explica, os dados apurados pela tese, ao indicarem que essa absorção tem papel fundamental na vida de várias plantas, são importantes para o planejamento de ações relacionadas a mudanças decorrentes do aquecimento global.

Raio-x da pesquisa

Tese: Towards a more comprehensive understanding of fog foliar water uptake

O que é: tese de doutorado que avaliou atributos ultraestruturais, fisiológicos, bioquímicos e fenológicos de espécies de planta com diferentes capacidades de absorção foliar de água que ocorrem em ambientes sujeitos à neblina. A conclusão foi que a absorção foliar de água, principalmente de neblina, exerce papel fundamental na manutenção de várias plantas em seus habitats naturais. Além disso, a estratégia de absorver maior quantidade de água, ainda que em ritmo lento, seria a melhor estratégia para as plantas lidarem, em longo prazo, com as mudanças climáticas.

Pesquisadora: Daniela Boanares de Souza
Programa de Pós-Graduação: Biologia Vegetal
Orientador: Marcel Giovanni Costa França
Coorientadora: Rosy Mary dos Santos Isaias
Ano da defesa: 2020
Financiamento: CNPq, Capes e Fapemig

O episódio 102 do programa Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Tiago de Holanda. Os trabalhos técnicos são de Breno Rodrigues.

O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e busca abranger todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados do trabalho de um pesquisador da Universidade.

Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast, como o Spotify, e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.

Publicado em: 17 de janeiro 2022