A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) informa que conforme
chamada SIC 2025 os orientadores devem justificar as ausências dos estudantes
inscritos na Semana do Conhecimento 2024 da Universidade Federal de Minas Gerais que não apresentaram seus trabalhos entre os dias 01 e 30 de novembro.
O procedimento é obrigatório para todos os bolsistas beneficiários de recursos públicos oriundos das agências de fomento e da própria UFMG e também para os voluntários.
Vale ressaltar que a ausência de justificativa tornará, tanto o orientador quanto o estudante, inadimplentes perante à PRPq, o que os impedirá de participar dos próximos editais de bolsas.
Os orientadores dos estudantes deverão ser seguidos estes passos para realizar a prestação de contas:
– Menu Bolsistas/Auxílios -> Meus Bolsistas -> Aba Estudantes com pendências relativas a Semana de Iniciação Científica -> Localizar o nome do estudante.
Deve ser observado qual condição de prestação de contas o estudantes está vinculado conforme instruções abaixo.
Para estudantes que se inscreveram, mas não tiveram presença válida.
Deverão realizar a justificativa os orientadores dos estudantes que não participaram das apresentações nos dias 06 e 07 de Outubro.
O Sistema de Fomento somente aceitará as justificativas que estiverem acompanhadas dos devidos documentos/atestados que deverão ser anexados previstos no item 9 da
chamada SIC 2025.
Para estudantes que não se inscreveram
Deverá se apresentado obrigatoriamente um dos produtos a seguir, que tenha relação com as atividades da IC (Não serão aceitos outros tipos de justificativa):
- certificado de participação e resumo do trabalho em evento ocorrido de forma simultânea ou posterior à semana do conhecimento no qual o estudante seja o autor ou coautor;
- artigo publicado posteriormente ao início da Iniciação Científica, no qual o estudante conste como autor ou coautor;
- livro ou capítulo de livro publicado posteriormente ao início da Iniciação Científica, no qual o estudante conste como autor ou coautor.
Publicado em: 31 de outubro 2025