UFMG restaura periódico que estimulou leitura de textos científicos no século 19

Técnica usada protege obra rara do acervo da Biblioteca Universitária

A professora Alice Gontijo e a estudante de graduação Creuza Daniely dos Reis, do curso de graduação de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes, recuperaram a história do periódico Recreador mineiro, que formou público leitor de temas científicos, literários e culturais no século 19. O impresso produzido por Bernardo Xavier Pinto circulou quinzenalmente e de forma ininterrupta (1845-1848) em Ouro Preto.

“O exemplar restaurado é um vestígio de uma prática sociocultural que está disponível na UFMG e evidencia os modos específicos de circulação da imprensa mineira no século 19”, afirma a pesquisadora Alice Gontijo. “Colocá-lo em capa que nunca teve ou conferir outro tipo de costura forneceria um elemento material histórico falso”, esclarece a docente sobre a metodologia utilizada no tratamento de um dos cinco periódicos que são encontrados no formato original (brochado e em fascículo) pertencente  à Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da  Biblioteca Universitária da UFMG, diferente de outros exemplares que se encontram encadernados e digitalizados, disponíveis na Biblioteca Nacional do Brasil e na Biblioteca Mindlin da Universidade de São Paulo (USP).

Técnica inovadora

A metodologia de conservação para o tratamento do tomo VII (divisão editorial dos fascículos) do Recreador mineiro foi feito com papel japonês de baixa gramatura adesivado com klucel. Esse adesivo à base de celulose foi aplicado como se fosse uma fita adesiva.  A utilização de álcool e não de água, no momento da aplicação do papel na área rasgada, foi escolhida para proteger o papel já fragilizado.

O tratamento com colagem de papel  japonês manteve a folha de rosto e a forma de costura que reúne os fascículos compilados sem capa, que eram posteriormente encadernados pelos leitores da época.

A técnica inovadora de restauração do Recreador mineiro sistematizada pela primeira vez em português foi aprendida no Seminário internacional cultura escrita no mundo moderno, realizado na UFMG em 2019.

** Este vídeo foi gravado antes do início da pandemia de covid-19.

Equipe: Soraya Fideles (produção, reportagem e edição de conteúdo), Samuel do Vale (imagens) e Otávio Zonatto (edição de imagens) | TV UFMG

Publicado em: 10 de janeiro 2022