Vídeo Pitch

1. Definição

Vídeo Pitch é um vídeo de curta duração, que pode ser feito utilizando-se celular ou câmera comum, em uma linguagem acessível, para possibilitar a divulgação e a popularização da pesquisa científica, tecnológica e inovação realizadas por estudantes da UFMG.

2. Elementos

Os seguintes elementos devem compor a vinheta de abertura e os créditos do vídeo: i) titulo do projeto, ii) nomes do coordenador e dos membros da equipe, iii) objetivos e iv) resultados do projeto de pesquisa, que evidenciem como estes podem contribuir para o bem-estar das pessoas e para a área do conhecimento, além da menção esplícita à UFMG (com o nome da Universidade em português, e a marca/logo em conformidade com o Manual de Aplicação da Marca) e às agencias de fomento e outras fontes de apoio.

3. Duração e Linguagem

O vídeo deverá estar em formato digital, com a duração máxima de três minutos. A linguagem deve ser adequada a um público alvo fora do âmbito acadêmico, ser clara, direta e com termos simples em substituição, sempre que possível, aos técnico-científicos. Deve expor ideias, produtos ou tecnologias de maneira objetiva, rápida, clara e facilitada, evidenciando o diferencial e a contribuição e e as possíveis aplicações. Vídeos com conteúdo ofensivo ou comercial não serão aceitos e poderão ensejar penalização ao(s) autor(es).

4. Formato e Conteúdo

O vídeo deverá ser produzido em orientação horizontal (paisagem/landscape), com resolução mínima de imagem de 1024 x 768 pixels, com a proporção 16:9.

O conteúdo poderá ser narrativo, descritivo, e pode também conter entrevistas, apresentações, ilustrações, animações, música dentre outros, desde que vinculados à pesquisa e/ou relatório apresentados.

5. Submissão

O vídeo deverá ser publicado na plataforma YOUTUBE na opção de Privacidade “não listado”. A opção “Permitir incorporação do vídeo” não deve ser desmarcada. O link deverá ser informado no Sistema de Fomento da PRPq no momento do preenchimento do Relatório Final de Atividades de Iniciação Científica, aguardando a aprovação do(a) orientador(a).

 

6. Autorização e Responsabilidade

A submissão da informação com o link do vídeo no Sistema de Fomento da PRPq implica na autorização implícita do uso pela UFMG das imagens produzidas , com o objetivo, dentre outros, de valorizar e ampliar o alcance da produção científica da UFMG, podendo ficar acessível ao público desde o momento de seu recebimento.

O(A) orientador(a) assume total responsabilidade sobre o conteúdo do vídeo e autoriza sua divulgação em qualquer meio incluindo, mas não limitado a eventos presenciais, redes sociais e demais mídias digitais. O orientador também será responsável por observar e atender eventuais cláusulas de propriedade intelectual em contratos, convênios ou outros instrumentos em cujo escopo tenham sido obtidos os resultados apresentados no relatório final.

Assista a alguns exemplos de vídeo produzidos para o Concurso Pitch do Instituto de Ciências Biológicas