ARQUIVO, PATRIMÔNIO, ACERVO E MUSEUS

11. ARQUIVO, PATRIMÔNIO, ACERVO E MUSEUS

Nos últimos anos avanços importantes foram obtidos na gestão do patrimônio científico e cultural da UFMG, seus acervos, arquivos e museus. Com o objetivo de dar continuidade a estes avanços, propomos:
– implementar uma política de patrimônio científico e cultural da UFMG, que articule os princípios da ação museológica ao ensino, pesquisa e extensão;
– estruturar e institucionalizar os espaços de ciência e cultura que integram a Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG, fortalecendo a gestão administrativo-financeira, os espaços físicos e os recursos humanos;
– elaborar e implementar, em diálogo com a comunidade, uma política para a gestão do patrimônio científico e cultural da UFMG;
– implementar e executar a política de acervo artístico e a política de patrimônio da UFMG, para gestão de acervos e de patrimônios culturais (ações de diagnóstico, inventário, manutenção, e visibilidade), visando o seu resguardo interno e a efetivação de intercâmbios e parcerias com órgãos similares nacionais e internacionais;
– implementar e executar uma política de gestão compartilhada do Acervo Artístico da UFMG, sob coordenação da equipe do Acervo, visando compartilhar com todas as unidades e instâncias com tutela de obra de arte as responsabilidades próprias da curadoria;
– discutir e estabelecer uma política de aquisição para o AAUFMG;
– dar Continuidade do projeto de catalogação de todo o acervo e de implantação de um sistema de informação consistente, com interface na web;
– implantar Reserva Técnica no 4º andar da Biblioteca Universitária;
– estabelecer de uma política de extroversão do acervo que considere:

• os campi da UFMG Campus como lugar de fruição das obras de arte, valorizando as experiências de contato da comunidade interna da UFMG com as obras no espaço cotidiano;
• a ocupação de espaços expositivos da UFMG, mas também de Museus de Belo Horizonte e do país, para circulação das obras para novos públicos;
• a abertura da reserva técnica para a visitação pública monitorada;
• a programação de exposição digital em página na web;

– consolidar o trabalho da Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG (DIARQ) por meio das seguintes ações:

• implementar a infraestrutura do sistema de arquivos da UFMG, buscando definir diretrizes relativas aos procedimentos de gestão de documentos físicos e digitais da UFMG;
• ampliar o quadro de servidores técnico-administrativos das unidades administrativas e acadêmicas do sistema de arquivo da UFMG e apoiar as iniciativas de qualificação destes servidores;
• implementar as diretrizes relativas aos procedimentos de gestão de documentos físicos e digitais da UFMG.
• investir em ações de preservação dos registros da memória institucional da UFMG.