Primavera no Campus

O Campus Cultural UFMG em Tiradentes, em parceria com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, apresenta as atividades que compõem a programação de setembro: 

01 de setembroAbertura de Exposição: Confabulação entre Fios 

Confabulação entre Fios é uma exposição dos trabalhos da artista Natália Rezende em que a artista explora a relação entre os fios e a existência humana. Em montagens que combinam fibra e fotografia, performance e desenho, os fios apresentados nesta exposição confabulam a relação dos fazeres artesanais com o corpo, com a sensibilidade tátil e as experimentações entre diferentes materiais e práticas artísticas. Seja em fibra ou em traços, os fios tecem nossas histórias no mundo. E é com eles que podemos entrelaçar imaginação e memória, arte e vida. 

Natália Rezende é também escritora e pesquisadora. Dedica-se à investigação dos têxteis e suas potencialidades plásticas, conceituais e históricas na produção de mulheres artistas latino-americanas, interessando-se principalmente pelos temas da historiografia da arte, crítica de arte feminista, sociologia e antropologia das imagens. Doutora e Mestra pela UFMG.

Local: Quatro Cantos Espaço Cultural | R. Direita, 5 

Horário: 18H 

Confabulações entre fios é um exercício de reflexão sobre os fios que constroem a existência humana proposto pela artista Natália Rezende.

02 de setembro –  Feira de Educação Patrimonial 

A Feira de Educação Patrimonial é um evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Tiradentes e envolve um projeto desenvolvido anualmente nas escolas e creches do município. A ação, em sua segunda edição, incentivou os alunos a refletirem acerca da relação entre a escola e a Serra de São José, mantendo em foco a valorização, conservação e preservação desse patrimônio ambiental, assim como a identidade de pertencimento. 

Na produção deste ano, as escolas produziram trabalhos e apresentações artísticas que transitam entre os seguintes temas: a flora e fauna da Serra de São José, a beleza natural desse patrimônio, a produção artística produzida sobre a Serra em Tiradentes, os recursos naturais presentes no espaço.

Local: Museu Casa Padre Toledo | Rua Padre Toledo, 190

Horário: 08h à 12h 

02 e 03 de setembroApresentação de Performances: Projeto PERPENDICULAR

“Meu imaginário me enfeitiçou” é o tema da 19a edição do Projeto Perpendicular que acontece de 29 de agosto a 4 de setembro de 2023. O evento será realizado nas cidades de São João Del Rei e Tiradentes.

Em Tiradentes, o Museu Casa Padre Toledo irá receber duas das performances que compõem a programação do Projeto. Com o intuito de refletir sobre ecologia, memória, contemporaneidade e revisionismo histórico no reconhecimento da Serra de São José como local de fauna e flora de importância ecológica, assim como observar os desdobramentos possíveis entre o Barroco e a Performance como investigação artística e experiências individuais e grupais como pesquisa e investigação artística social e política, o projeto irá se apresentar no museu. 

Local: Museu Casa Padre Toledo | Rua Padre Toledo, 190

Horário: 02/09: 19h às 21h 

03/09: 11h às 17h

15 de setembro – Café com Rodrigo Melo Franco de Andrade: perspectivas sobre o patrimônio cultural mineiro e brasileiro

Em 17 de agosto, data de nascimento do mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade, comemora-se o dia nacional do patrimônio histórico, justa homenagem ao primeiro chefe do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o atual Iphan. O advogado, jornalista e escritor nascido em Belo Horizonte em 1898 (então recém-inaugurada capital de Minas) foi juntamente com Mário de Andrade e tantos outros personagens históricos o formulador das estruturas do estado brasileiro responsáveis pela organização, preservação e divulgação do patrimônio cultural de um país continental como o Brasil. 

Nesse contexto, o objetivo do evento é realizar uma roda de conversa para debater o legado das políticas públicas de patrimônio cultural ao longo dos últimos 85 anos e seus principais desafios. Estabelecer um olhar para o futuro destas políticas em face de temas como mudanças climáticas, desenvolvimento socioeconômico regional através do turismo, a relação dos órgãos de patrimônio com a população que habita conjuntos urbanos tombados e seu entorno, além de uma reflexão sobre o trabalho junto às comunidades detentoras de saberes tradicionais e possibilidades de projetos de educação patrimonial mais inclusivos.

Local: Museu Casa Padre Toledo | Rua Padre Toledo, 190

Horário: 10h à 12h30

Primavera dos Museus

20 de setembroVisita mediada da Escola Municipal Profa. Rosa Soares Penido

A escola é parte da comunidade quilombola Curralinho dos Paulas, de Resende Costa. Será realizada uma visita mediada do Museu Casa Padre Toledo com o objetivo de apresentar o espaço aos alunos. Após a visita um piquenique e atividades lúdicas serão realizadas no gramado do museu. 

Local: Museu Casa Padre Toledo | Rua Padre Toledo, 190

Horário: 12h às 15h 

22 de setembroPalestra: “Danças Típicas da etnia Puri (MG) e influência da cultura indígena na sociedade”, com Paolla Vilela

Local: Museu Casa Padre Toledo | Rua Padre Toledo, 190

Horário: 10h às 11h 

23 de setembroExibição do filme In(visíveis) 

O curta-documentário In(visíveis) mostra a realidade de pessoas trans na cidade de São João del-Rei e no ambiente universitário local. Com o intuito de criar reflexões acerca das múltiplas facetas de uma vivência trans, o curta entrevista cinco pessoas trans com histórias que se entrelaçam na universidade. Foi dirigido por Ju Castello e Ariel Pires. Após a exibição será realizada uma roda de conversa com os diretores e entrevistados. 

Local: Museu Casa Padre Toledo | Rua Padre Toledo, 190

Horário: 10h às 11h30