O Con(fiar) e as religiões de matriz africana no Brasil: luta, resistência e sobrevivência

Ekedji, aquela que cuida

No dia da Consciência Negra o Con(fiar) apresenta a história da Ekedji Soraia, moradora da cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. O documentário Ekedji, aquela que cuida nos mostra um pouco das memórias de Soraia Santos e de como se deu o seu encontro com o Candomblé e com a Mãe Celina. Neste curta conhecemos também as funções que ela desempenha dentro do candomblé, de zelar, acompanhar, cuidar do orixá da casa, dos demais orixás, dos filhos e até mesmo dos visitantes. As Ekedjis aprendem os fundamentos para o funcionamento das liturgias, administração e funcionamento da Casa, além das funções sagradas. Elas dedicam seu tempo, amor e trabalho, para manterem o bom andamento dos terreiros.

Soraia é graduanda em teatro pela Universidade Federal de São João del-Rei, natural de São João del-Rei e há aproximadamente sete anos reside em Tiradentes. Ela nos conta suas memórias de infância, dentro do catolicismo, do relacionamento afetuoso e de amor com sua família e especialmente com sua avó, rezadeira de 95 anos e uma liderança em sua comunidade, e do profundo respeito que tem pela sua sabedoria ancestral.

Do encontro que Soraia teve com a Mãe Celina D’Oxum, que faleceu em 23 de novembro de 2022, percebemos a importância que ela teve em sua vida e sentimos o profundo respeito, admiração e amor à sua Yalorixá. O filme é também uma singela homenagem do Campus Cultural à Celina Batalha. Nas palavras de Soraia, pudemos conhecer um pouco mais os fundamentos do Candomblé, uma religião que “prega o amor, a resistência, a conexão com cada detalhe da natureza”.

Ekedji Soraia e Pretinha

21 de março, Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé

O curta-documentário Ekedji, aquela que cuida nos leva a refletir sobre a importância do Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. As religiões de matriz africana chegaram ao Brasil junto com os povos que foram forçados a sair da África e escravizados pelos colonizadores portugueses. Foram milhões de indivíduos, de diferentes regiões da África, que trouxeram para o Brasil as suas relações com a vida, com a morte, com a natureza, com a oralidade, com a ancestralidade, com Deus, deuses e deusas, com as energias, com a comida e com tantas outras formas de ver, pensar, sentir, falar e agir no mundo.

Assim, o culto aos orixás atravessou o Atlântico e chegou ao Brasil e do encontro cultural entre as matrizes formadoras da sociedade brasileira, surgiram as religiões: candomblé, candomblé de caboclo, umbanda, quimbanda, tambor de mina, jurema, omolocô, umbandomblé, dentre outras. Através da fé os africanos encontraram força para resistir ao sistema escravagista e entre todos os mecanismos de sobrevivência, a religião passada através da oralidade foi crucial para manter vivas as tradições de origem africana.

Adjá

No dia 05 de janeiro de 2023, foi sancionada a Lei 14.519/23, que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado anualmente no dia 21 de março, data internacionalmente conhecida como o Dia contra Discriminação Racial, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1966. Esta data é um marco necessário para a visibilidade e respeito, para combater o racismo religioso de forma séria e concreta, uma vez que os casos de intolerância, especialmente às religiões de matriz africana, só aumentam no país.
Para ter acesso ao documentário clique aqui e boa sessão!

Os fios do destino trançados pelas mãos do amor

Mãos do Amor

O filme Mãos do Amor é o terceiro da temporada de 2023 do projeto de extensão Con(fiar), desenvolvido pelo Campus Cultural UFMG em Tiradentes em parceria com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade. Gravado na cidade de Resende Costa, Minas Gerais, o episódio conta um pouco das memórias de Conceição Aparecida da Cruz, popularmente conhecida como Dona São, e sua trajetória nas artes manuais: seja no bordado, crochê, tricô ou na confecção de bonecas de pano. Como entoado por Dona Ivone Lara na canção Sorriso Negro, “um sorriso negro, um abraço negro, traz felicidade”, e foi com sorriso largo e abraço apertado que Dona São recebeu a nossa equipe, ainda que amarrasse sua dor em cada ponto que dava.  Na sua simplicidade e timidez revelou o seu segredo, inspiração para o nome deste curta-documentário. Para ela “tudo na vida a gente tem que ter uma pitada de amor no meio”, e foi com amor que produzimos este filme e convidamos você a assistir.

Tradicionalmente o ensino das técnicas e motivos do bordado pertence à oralidade, mas não foi assim que se deu o encontro de nossa bordadeira com seu ofício. Dona São começou a trabalhar cedo, com onze anos de idade, logo após completar a quarta série na escola. Mesmo querendo continuar os estudos isso não foi possível. Partiu para o artesanato e foi aprender a fazer os bordados em um curso à distância, pago por sua mãe, no Instituto Universal Brasileiro. Foram nove meses de curso, onde ela fazia os trabalhos, mandava para conferência e recebia as notas. E era muito feliz porque seus trabalhos só ganhavam nota dez, que era a nota máxima.

Dona São diz que já não sabe viver sem esse trabalho. São cinquenta anos fazendo bordados, crochê e tricô, e, segundo ela, o trabalho manual lhe ajuda muito. Tricotar é uma atividade que pode ser realizada em qualquer lugar, sozinho ou em grupo. Em grupo, é facultado fazer novas amizades e fomentar a sociabilidade. É o que Dona São gosta de fazer, se reunir com suas alunas às quartas feiras para fazer tricô juntas. Um momento muito gratificante em sua vida como ela ressalta: “Mal de mim se não são minhas agulhas de tricô!”

Chita, a boneca da sorte

A primeira boneca de pano feita por Dona São foi numa brincadeira, com restos de tecido. Ao ver essa boneca finalizada, batizada com o nome de Chita, disse: “Essa Chita só falta falar”. Nascia ali uma relação de amor de Dona São com as bonecas de pano. As bonecas pretas, até então ausentes dos presentes de Natal ou aniversário, e do repertório cultural de toda uma comunidade que construiu uma estética visual da palidez, tornou-se cada vez mais presente no seu repertório criativo e de sua filha Sildes Maria. Aquela Conceição, que na infância brincava com espigas de milho, fez bonecas de pano para cada uma de suas netas, e com felicidade ela ressalta: “bonecas da cor da gente”. Em nossa sociedade, por não valorizar as características dos variados tipos humanos, os brinquedos contribuem para a conservação e padronização de estereótipos de beleza. O que temos na maioria das vezes são bonecas com estilo europeu: brancas, com cabelos loiros e olhos azuis. Um padrão que foi quebrado por Dona São e sua filha Sildes.

Resende Costa

A cidade de Resende Costa está localizada na região do Campo das Vertentes, próximo a Tiradentes e São João del-Rei. Foi por muitos anos caminho de tropeiros, rota para outras cidades que viviam da mineração. A cidade nasceu em cima de uma laje, com vista para um mar de serras, com casas de arquitetura colonial e uma igreja para Nossa Senhora da Penha de França. O nome do município é em homenagem ao inconfidente José de Resende Costa (Filho), degredado pela participação na Inconfidência Mineira e um dos poucos a regressar ao Brasil. O município e a população acolheram a importância do artesanato como pilar social, cultural e econômico na cidade.

O filme está disponível para visualização em nosso canal no YouTube e você pode acessá-lo clicando aqui. Você também pode ter acesso a todos os outros filmes produzidos pelo Con(fiar) clicando aqui.

Suíte Ser & Devir encerra o mês de setembro no Campus Cultural

O Campus Cultural UFMG em Tiradentes em parceria com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade convidam você para a Suíte Ser & Devir que irá acontecer no Museu Casa Padre Toledo no próximo sábado, dia 30 de setembro, às 16h30. A fricção entre ideias e conceitos aparentemente opostos norteou a criação das peças, quiçá uma suíte, nomeada Ser & Devir. Essa fricção aparece também nos títulos das danças como: Pedra e Água, Alegria e Recolhimento, Vazio e Cheio, Urgência e Paciência, Ócio e Trabalho, Firme e Suave. Uma constante busca de colocar em relação o diverso e contudo complementar.

 A formação instrumental da suíte inclui marimba e vibrafone, com uma sonoridade delicada e ao mesmo tempo rítmica. O trio melódico com flauta, violino e violoncelo aporta uma palheta de cores camerística, apoiado numa seção rítmica com bateria, percussão e contrabaixo. Na suíte, cada dança tem uma estrutura formal que orienta o fluxo da improvisação. As peças começaram a ser escritas durante uma turnê na Europa, com o violinista austríaco Rudi Berger, e em sua instrumentação original incluía uma orquestra de cordas, cujas partes foram transcritas e adaptadas para os teclados percussivos (marimba e vibrafone).

Berger virá especialmente para uma série de apresentações, incluindo a apresentação no Museu Casa Padre Toledo, e também uma gravação da suíte. Rudi Berger é apaixonado pela música brasileira e tem frequentado a cena instrumental em períodos sazonais, trabalhando com diversos artistas brasileiros, tendo um disco gravado em parceria com músico e compositor mineiro Toninho Horta e diversas participações em outros trabalhos e produções.

Ficha técnica em ordem alfabética:

André Limão Queiroz | Bateria

Possui graduação (2003), mestrado (2006) e Doutorado (2021) em Música pela UFMG, onde atualmente é professor no Bacharelado de Percussão e na Música Popular. Tem experiência na área de Artes (Música), com ênfase em Bateria/Percussão atuando principalmente na performance, composição e improvisação na música instrumental. Atuou com grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Lô Borges, Samuel Rosa, entre muitos outros.

Carlos Fernandes | Vibrafone e Marimba

Carlos Fernandes é licenciado em música pela UFOP e mestre em música pela UFMG. Atuou em projetos de extensão, como por exemplo: Big Band Ouro Preto, Banda Sinfônica da UFOP e Grupo de Percussão da UFOP. Tem atuação como: Regente Titular e diretor artístico do Coro Feminino Silvinha Araújo (Mariana-MG); Diretor musical em eventos e festivais de música como o Festival Nacional da Canção de Mariana e Baterista/Vibrafonista em diversos grupos musicais.

Elise Pittenger | Violoncelo

Possui graduação em Bachelors of Arts – Yale University (1997) e doutorado em Performance Musical – McGill University (2010). Atualmente é professora adjunta da UFMG. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: gesture, música contemporânea brasileira, colaboração compositor-interprete, grupo de violoncelos como ferramenta de ensino.

Fernando Rocha | Vibrafone e Marimba

Professor de percussão da UFMG desde 1998. Possui doutorado em música pela McGill University (Montreal, Canadá), Mestrado pela UFMG e Bacharelado em Percussão pela UNESP. Entre 2015 e 2016 foi pesquisador visitante na Universidade de Virginia (EUA). Apresentou-se com vários grupos e músicos de jazz e música brasileira. Criou o Grupo de Percussão da UFMG, com o qual tem se apresentado em Belo Horizonte, bem como em eventos nacionais e internacionais.

Hiago Fernandes | Contrabaixo

É licenciado em Música pela UFOP. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Tem participação nos projetos: Big Band Ouro Preto e Orquestra de Violões da UFOP. Foi vencedor dos prêmios BDMG JOVEM MÚSICO 2019 e BDMG JOVEM INSTRUMENTISTA 2021; baixista da Banda Base no Festival Nacional da Canção de Mariana (Mariana-MG 2018 e 2019). Atualmente é professor de contrabaixo e violão.

Mateus Oliveira | Percussão e Marimba

Baterista e percussionista com experiência nas áreas erudita e popular. Possui graduação e mestrado em Música pela UFMG. Atualmente é professor de música da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara e professor de música da Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (UNINCOR). Diretor musical em eventos e festivais de música como o Festival Nacional da Canção de Mariana (Mariana-MG 2017, 2018 e 2019) e Baterista/Vibrafonista em diversos grupos musicais.

Mauro Rodrigues | Flautas e Composições

Graduado em flauta pela UFMG, mestrado em musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ), doutorado em Artes pela UFMG e Pós-doutorado em Música pela UNIRIO. Participou do programa de Professor Visitante na UFMG e Pesquisador Visitante pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). É Professor Associado na Escola de Música da UFMG. Tem atuado com renomados artistas (Beto Guedes, Toninho Horta, Babaya, Skank, Jota Quest, Rudi Berger e Juarez Moreira, dentre outros).

Serviço

Suíte “Ser & Devir”, Mauro Rodrigues e grupo convidam Rudi Berger
Data: 30/09 (sábado) | Horário: 16h30
Local: Museu Casa Padre Toledo – Rua Padre Toledo, 190, Tiradentes
Entrada gratuita e aberta ao público (sem retirada de ingressos)
Mais informações: (31) 98378 0157

O Con(fiar) dá “Boas Vindas” à Primavera!

Boas Vindas

O filme Boas Vindas é o segundo episódio da nova temporada do projeto Con(fiar). Gravado na cidade de Nazareno, Minas Gerais, o episódio conta um pouco das memórias de  Percidônia do Carmo, ou Perciliana, como é conhecida entre seus habitantes. Por meio de seu ofício, a enfermeira e parteira trouxe ao mundo muitas vidas.

Dona Perciliana, parteira da cidade de Nazareno – MG

 Perciliana nasceu na roça em 1939, onde permaneceu até os 17 anos. Na roça, ela nos conta que “plantava arroz, plantava mandioca, fazia polvilho”. Depois foi para a cidade de Nazareno e começou a trabalhar em casa de família por um certo tempo. No Hospital Municipal, dirigido à época pelo Padre Francisco, iniciou os trabalhos como servente, mas sempre sonhando em trabalhar na área da saúde. Perciliana nos conta que foi aprendendo o trabalho de enfermeira e parteira de forma prática, no contato com os médicos e pacientes e assim tornou-se uma enfermeira de renome. Logo depois ela fez o curso de “Treinamento Hospitalar” no Hospital Municipal Santo Antônio, do qual orgulha-se muito.

Trabalhou por mais de 30 anos no hospital e durante esse período realizou muitos partos. Hoje, aos 84 anos, tem uma voz mansa e suave e quem a ouve não imagina a sua força. Perciliana exerceu a função de enfermeira e parteira numa época sem muitos recursos e tecnologias. Além dos partos e do trabalho no hospital, nas suas horas de folga ela fazia muitos atendimentos nas casas das mães, de forma voluntária, não cobrava nada por isso. Sua sobrinha Maria de Nazaré, que mora com ela, conta que ela ela cuidava das mães, dava banho nas crianças e prestava todo atendimento.  Todo esse carinho fez com que Perciliana tivesse muitos afilhados. Nazaré conta que recebem muitas visitas, são comadres e muitos afilhados, que vêm de Nazareno, das roças, de outras cidades, e assim a casa fica sempre cheia.

 

O ofício das parteiras

O ofício de parteira pode ser considerado um dos mais antigos da humanidade e até bem pouco atrás, as mãos que recebiam todas as crianças que chegavam ao mundo e que lhes davam “boas vindas” quase sempre eram mãos femininas. As parteiras têm uma atuação muito mais abrangente, que vai além do parto. Elas são figuras de referência nas suas comunidades e têm uma abordagem de cuidado, que mistura vários saberes. Elas cuidam e respeitam a gestante, o pai, as avós, a família. A parteira vira comadre e madrinha.

O Projeto Con(fiar) dá boas vindas à Primavera que nasce! Convidamos você a fazer o mesmo e assistir ao filme Boas Vindas que conta a história de vida da Dona Perciliana. O filme está disponível para visualização em nosso canal no YouTube e você pode acessá-lo clicando aqui. Você também pode ter acesso a todos os outros filmes produzidos pelo Con(fiar) clicando aqui.

Campus Cultural UFMG em Tiradentes seleciona estagiário de Design

O Campus Cultural UFMG em Tiradentes, por meio da Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), torna pública a abertura de processo seletivo simplificado para preenchimento de 01 (uma) vaga de estágio na área de Design destinada a estudantes de graduação dos cursos de Comunicação Social, Design, Arquitetura, Artes Visuais ou áreas afins.

As inscrições serão realizadas entre o dia 18/09/2023 às 23h59min do dia 24/09/2023, mediante envio para o e-mail campustiradentes@procult.ufmg.br, dos seguintes documentos: Curriculum vitae atualizado (em que conste telefone de contato), Portfólio, comprovante de matrícula (2023/02) e histórico acadêmico. Exclusivamente por e-mail.

O estágio é de 20 horas semanais e será desenvolvido de forma presencial no Campus Cultural UFMG em Tiradentes, ou de forma remotaO valor da bolsa-estágio será de R$450,00 (quatrocentos e cinquenta) e, além do valor da bolsa, o estagiário que desenvolver as atividades em regime presencial no Campus Cultural UFMG em Tiradentes, fará jus a auxílio transporte no valor mensal de R$213,00 (duzentos e treze reais).

Para acessar o edital completo clique aqui

Resultado Final