Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 2 - nº. 6- março 2005

Editorial

Entrevista
Ministro Tarso Genro

Pesquisa e desenvolvimento
A hora e a vez dos Parques Tecnológicos

O Parque Tecnológico de Belo Horizonte
Mariana de Oliveira Santos e Francisco Horácio Pereira de Oliveira

Ciência e Tecnologia
Da "prateleira" da academia para o mercado

Propriedade intelectual e transferência tecnológica
Sérgio Oliveira Costa e Juliana Crepalde

Educação
Celeiro pedagógico

Entre a pesquisa e a ação, o desafio pedagógico
Magda Becker Soares

Inclusão
Os esquecidos da Terra

Patrimônio
Ontem, hoje e sempre

Contando pedra e cal

Saúde
Rede virtual, saúde real

Excelência na prática médica
Ênio Pietra

Saúde Pública
Homem/bicho/homem,
a cadeia alimenta
r

A multiplicidade do Hospital Vterinário
Cleuza Maria de Faria Rezende

Arte e Cultura
Quatro festivais décadas

O Festival de Inverno da UFMG
Evandro José Lemos da Cunha

UFMG Diversa
Expediente

UFMG em números

Outras edições

 

Esclarecimento

A professora Ângela Dalben, diretora da Faculdade de Educação, esclarece que o projeto Veredas, curso semipresencial de formação de professores do ensino fundamental, é coordenado pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) e não pela UFMG, como sugere o texto. A UFMG é uma das 18 instituições envolvidas na iniciativa, ofertando o curso a 561 dos 14.700 alunos matriculados no Estado. A direção do programa pela Secretaria está a cargo de duas docentes aposentadas da própria FaE: Glaura Vasquez de Miranda, professora emérita da Unidade, e Umbelina Caiafa.

A diretora da FaE também considerou exagerada a afirmação a ela atribuída de que "o projeto enterrou de vez a resistência dos professores ao ensino a distância". Para Ângela Dalben, o curso "vem minimizando" essa resistência. "Não é possível afirmar que este programa, isoladamente, seja capaz de acabar com uma tendência. Trata-se de uma questão muito mais complexa".