Em formatura de cursos a distância, UFMG celebra marca de cerca de mil alunos formados pela modalidade

No último sábado, 3, o Caed promoveu mais uma cerimônia de formatura para alunos das graduações a distância da UAB/UFMG. O evento, realizado no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas Ciências Naturais – CAD 1, reuniu 239 formandos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Matemática, Pedagogia e Química.

Os alunos vieram dos polos de Araçuaí, Bom Despacho, Buritis, Campos Gerais, Conceição do Mato Dentro, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Frutal, Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni.

Durante a cerimônia, as autoridades presentes parabenizaram os novos profissionais e destacaram os deveres com que se depararão nesta nova etapa de suas vidas. “Vocês passarão a ter novas responsabilidades. A palavra de vocês agora tem peso diferente do que tinha como estudantes”, afirmou o professor Alfredo Wieloch, coordenador do curso de Ciências Biológicas da Universidade.

Entre agradecimentos aos atores que contribuíram para que os estudantes concluíssem as suas formações — tutores, professores, equipes administrativas dos polos, dos cursos e o Caed – e votos de sucesso nas suas carreiras, também foi lembrada a importância da institucionalização da modalidade.

“Estamos completando dez anos de UAB, período durante o qual, mesmo com o programa, a UFMG esteve em busca de institucionalização, de ter mais recursos para o aluno da EaD”, explicou o diretor de EaD da Universidade, o prof. Wagner Corradi.
A cerimônia foi um marco importante para a história da EaD na UFMG: com os novos concluintes, a Universidade chega próximo ao número de mil formados pela modalidade: 986 estudantes.

Um desses alunos é Luiz José Mesquita, que se formou em Pedagogia. Morador do município de Formiga, ele leciona matemática para a terceira, quarta e quinta séries do Ensino Básico desde 2012, quando iniciou o curso. “Gosto bastante da experiência de dar aulas, mas prefiro a área administrativa, de gestão escolar. ”

Sem experiência anterior com aulas on-line antes do vestibular, Luiz viu na EaD a oportunidade de estudar sem deixar o trabalho, na secretaria de Educação da cidade, ou se distanciar da família.

Se para Luiz, a graduação em Pedagogia foi outra etapa de sua carreira na área de educação, para formanda em Ciências Biológicas Charlene Pereira, de Araçuaí, o curso é uma oportunidade de mudar seus rumos profissionais.

Dedicada ao comércio de móveis, Charlene conta que nunca pensou em ser professora, mas que sempre se interessou por biologia e optou por fazer o curso. Graças aos estágios, ela acabou tomando gosto pela sala de aula e já pensa no próximo passo de seus estudos. “Gostaria muito de fazer a pós-graduação em Botânica, aqui no ICB”, projeta.