Equipe do Caed apresenta artigo sobre oferta de curso de Formação Técnico-Pedagógica no terceiro dia do ESUD 2016

A proposta e os resultados da primeira oferta da Formação Técnico-Pedagógica de Professores, Gestores e Técnicos de Educação a Distância do Caed/UFMG foram tema de trabalho elaborado por integrantes da Assessoria Pedagógica — Gelson Viveiro, Ana Almeida, Cristina Dutra e Márcia Duarte –e pelo prof. diretor de EaD da UFMG, Wagner Corradi, e apresentado nesta quarta-feira, 14, no XIII ESUD, em São João Del Rei.

Ofertado em 2015, por meio do Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o curso ofereceu a opção de formação para três perfis distintos de interesse: pedagógico, gerencial e tecnológico.  Foram abertas 135 vagas – 45 para cada perfil.

O artigo analisou os dados obtidos a partir de dois tipos questionários respondidos pelos participantes: um para aqueles que concluíram o curso, a fim de mensurar sua satisfação, e outro para que aqueles que não o terminaram. Ambos tinham o objetivo de coletar informações sobre os pontos positivos e negativos da formação e subsidiar seu aprimoramento.

Os dados indicaram que o curso foi bem avaliado e que a participação foi motivada, principalmente, pela intenção de melhor o currículo profissional. Os retornos dos participantes também sinalizaram a importância de se adequar a carga horária – atualmente, de 90 horas – ao volume de conteúdo e às atividades e a oferta não simultânea das disciplinas dos três perfis.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Último trabalho de equipe do Caed apresentado no XIII ESUD abordou formação de professores; evento termina nesta quinta, 15 – CAED – Centro de Apoio à Educação a Distância
  2. Diretor de EaD da UFMG co-organiza obra sobre modalidade; título reúne 23 artigos e relatos de experiência – CAED – Centro de Apoio à Educação a Distância

Comentários não permitidos.