Inscrições dos cursos a distância em comemoração aos 90 anos da UFMG começam nesta terça, 27

Nesta terça-feira, a partir das 9h, começam as inscrições para sete cursos de extensão de curta duração ofertados pelo Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG (Caed/UFMG) em comemoração ao aniversário de 90 anos da Universidade.

As capacitações têm temas ligados à educação a distância, à gestão de cursos na modalidade e ao trabalho acadêmico discente.

As inscrições deverão ser feitas por meio do preenchimento de formulário disponível na página do Caed, https://www.ufmg.br/ead/formulario/SelecaoCursistas90/index.php. Será possível se inscrever apenas em um curso. Não há requisito para inscrição, bastando o interesse pelas questões abordadas. As vagas, 725 no total, serão preenchidas por ordem de chegada.

O resultado com a relação dos contemplados será divulgado no site do Caed a partir do dia 5 de outubro, e os cursos começarão no dia 17 do mesmo mês.

Cursos

Confira as informações sobre os cursos

Curso de Introdução à Educação a Distância: possui carga horária de 10 horas e estará disponível para realização por 30 dias. Este curso apresenta a definição de EaD, seu histórico e suas fundamentações legais; aborda a relação das tecnologias com a EaD e a sua presença na UFMG, além de analisar algumas perspectivas de crescimento da modalidade nos próximos anos. Este curso não possui tutoria.

Curso de Formação de Tutores: com carga horária de 60 horas e duração de 45 dias, exige dedicação semanal máxima de 9 horas. Este curso aborda aspectos básico sobre EaD e sobre a formação de tutores para a modalidade, tais como mediação, tutoria, conhecimentos sobre o AVA-Moodle, relação espaço-tempo, organização do tempo, emprego de tecnologias, avaliação. Este curso possui tutoria.

Curso Webconferência para EaD: com carga horária de 20 horas e duração de 35 dias, exige dedicação semanal máxima de 4 horas. Este curso aborda aspectos pedagógicos e técnicos do emprego de ferramentas de webconferência na educação a distância, tais como o planejamento e condução de webaula e a configuração dos principais programas de webconferência. Este curso possui tutoria.

Curso Tecnologias e Mídias Educativas: com carga horária de 30 horas e duração de 90 dias, exige dedicação semanal máxima de 3 horas. Este curso aborda aspectos pedagógicos dos empregos de recursos e ferramentas de mídia nos processos de ensino por meio da abordagem das seguintes temáticas: conhecimento, tecnologia, ambientes colaborativos, ambientes interativos de aprendizagem. Este curso possui tutoria.

Curso Gestão de Pessoas: com carga horária de 30 horas e período de oferta de 90 dias, exige dedicação semanal máxima de 3 horas. Este curso aborda aspectos básicos da gestão de pessoas por meio dos seguintes temas: evolução, conceitos e processos, planejamento estratégico, avaliação de desempenho humano, clima e cultura organizacional, qualidade de vida no trabalho, processos de capacitação e de desenvolvimento nas organizações, gestão da organização moderna e tendências da gestão de pessoas. Este curso possui tutoria.

Produção de Materiais Didáticos para EaD: com carga horária de 30 horas e período de oferta de 90 dias, exige dedicação semanal máxima de 3 horas. Este curso aborda aspectos básicos da produção de materiais didáticos para EAD por meio dos seguintes temas: material didático, tecnologias nos processos de ensino, planejamento, uso pedagógico do Moodle, design instrucional e avaliação nos processos de ensino. Este curso possui tutoria.

Produção e Apresentação do Trabalho Científico: com carga horária de 30 horas e período de oferta de 60 dias, exige dedicação semanal máxima de 4 horas. Este curso abordará as normas dentro do contexto da ciência e da comunicação científica e as fontes de informação usadas no trabalho acadêmico. O cursista também conhecerá as normas de elaboração de pesquisas e trabalhos acadêmicos, de citações e de referências, de acordo com as normas brasileiras de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Este curso possui tutoria.