Com assessoria do Caed/UFMG, testes de nivelamento em português para alunos intercambistas serão aplicados virtualmente

Os alunos intercambistas que começarão a estudar na UFMG neste ano encontram uma novidade: os testes de nivelamento, que mensuram seu domínio da língua portuguesa e definem em que estágio da disciplina “Português como Língua Adicional” serão matriculados, passaram a ser ministrados on-line e não presencialmente, como vinha sendo até então.

“Neste primeiro semestre de 2017, será aplicada, pela primeira vez, a prova online, em substituição à prova presencial, a fim de aprimorar a qualidade e a organização do processo”, afirma o coordenador da iniciativa Leandro Diniz.

Com a mudança, os estudantes poderão prestar os exames ainda nos seus países e já serem alocados nas suas turmas de português antes de chegar ao Brasil. O novo formato traz outros benefícios: a versão online é mais eficiente em termos de logística, tempo e custo por dispensar o uso de material impresso e o deslocamento de professores e salas para a aplicação.

A prova virtual também é mais oportuna nos casos em que o estudante é selecionado para o intercâmbio tardiamente, após o período de realização dos testes de nivelamento.

A primeira leva de estudantes já selecionados para fazer os exames terão até o dia 28 de fevereiro para a concluírem. Aqueles não que estiverem nesta relação poderão prestá-la no dia 8 de março, num laboratório de informática reservado para isso.

Parceria

A nova dinâmica do exame foi possibilitada por uma parceria entre a Faculdade de Letras (Fale/UFMG), responsável pela sua aplicação, e o Centro de Apoio de Educação a Distância da UFMG (Caed/UFMG), que prestou assessoria pedagógica e tecnologia ao projeto, além de hospedar as atividades de avaliação no ambiente de aprendizagem virtual mantido por ele, o Caed Virtual.

Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG e integrante da equipe que desenvolveu a nova avaliação sob coordenação do professor Leandro Rodrigues Alves Diniz, da Fale/UFMG, Yara Miranda conta que as vantagens da prova virtual abrangem tanto a Universidade, que está em processo de internacionalização, quanto os alunos estrangeiros.

“A versão online torna possível a previsão de quantos alunos vão para cada turma e também que eles saibam qual matéria vão cursar quando chegarem aqui”, aponta.

Teste de habilidades

A prova está sendo aplicada para alunos já matriculados nos cursos de português com a finalidade de atestar se a avaliação consegue medir de forma precisa o nível de proficiência na língua.

Composta de cinco partes, a avaliação examina as habilidades gramaticais e de produção e compreensão oral e escrita. Diferente da prova presencial, que exigia que os estudantes concluíssem todo o processo de prova e entrevista em apenas um dia, o novo modelo permite a eles completarem as partes separadamente, contanto que terminem dentro do prazo determinado pela coordenação. A arguição oral passa a ser feita por meio de áudios gravados pelos alunos e postados no sistema da prova.

Os assuntos abordados na prova foram escolhidos a partir da concepção do CELPE-Bras, (Certificado Nacional de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), e dizem respeito à cultura brasileira e à vida universitária na UFMG, além de abordarem o letramento acadêmico e crítico. “A ideia é que as questões tenham significado e não sejam só perguntas avulsas”, explica Yara Miranda. “Tem uma questão que cita o “Bandejão” e outra que inclui um vídeo institucional da UFMG, por exemplo. Ao mesmo tempo que está fazendo a prova, o aluno conhece a Universidade e questões como a do aluguel de casa”.