Facebook como recurso didático, cultura livre e aumento expressivo de público: saiba como foi a terça-feira do UEaDSL 2017/1

O potencial do Facebook como ferramenta didática e a produção artística e cultural, pensada a partir do conceito de “cultura livre”, foram os temas dos artigos que mais atraíram a atenção do público no segundo dia do “UEaDSL 2017/1_ Diversidades“.

De autoria do Antônio Artur de Souza, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, o trabalho “O uso do Facebook como ferramenta para implementar uma atividade avaliativa baseada no Fórum on-line” apresenta os resultados da utilização, por três anos, da rede social como substituto da seção de discussões que existe no Moodle “Minha UFMG”, ambiente de aprendizagem virtual adotado pela Universidade.

Os dados apontaram que o canal demonstrou ótimo desempenho, considerando o estímulo de interação entre os alunos das disciplinas ministradas pelo docente. Desde sua disponibilização na segunda-feira, 29, o artigo já contabiliza 54 comentários, entre retorno de participantes e réplicas do autor.

“Cultura Livre: Banalização Cultural ou Desenvolvimento Criativo”, da graduanda em Letras pela UFMG Jady Caroline de Sousa Costa, propõe discussão para além dos lugares-comuns e dos preconceitos acerca da produção artística e intelectual, sob a perspectiva da Cultura Livre. Ideias como a de que a livre circulação de bens culturais prejudica o artista ou que a qualidade das obras é inferior são debatidas pela autora. Quarenta e dois comentários já foram feitos ao trabalho, até a noite de quarta-feira.

Mais e melhor

O grande volume de comentários recebidos não foi uma exclusividade desses dois artigos, mas o reflexo do comportamento do público no segundo dia do evento: a quantidade de retornos quase dobrou em comparação à segunda-feira, 29, totalizando 367.

Estatísticas ainda demonstraram que o número de trabalhos acessado por cada pessoa aumentou cerca de 30% e que o congresso tem sido acompanhado pelo público no exterior, especialmente nos Estados Unidos, com média de 30 visitantes por dia. Também houve aumento pelo menos 60% dos acessos, de um dia para o outro.

 O êxito, no entanto, não se manifesta apenas pelos números de visualizações, mas também pela qualidade das interações e do debate promovido por elas. “Estou conseguindo acompanhar cada discussão de perto e fico encantada com a propriedade dos comentários, bem contextualizados e demonstrando uma boa leitura dos trabalhos. Para nós, das Comissões Organizadoras e Científica, é o sucesso que gostaríamos de ter”, comemora a professora Ana Cristina Matte, organizadora do evento.

STIS2017

Paralelamente ao UEaDSL, acontecem, quarta-feira, duas conferências virtuais que integram a programação do STIS 2017 (Seminários Teóricos Interdisciplinares), também promovidos pelo grupo Texto Livre e organizado pela professora Adelma Lúcia de Oliveira.

As conferências “Concepções de uma professora quanto ao ensino de Gramática em Língua Inglesa e suas influências em sua prática” e “A Educação Intercultural e o Trabalho Colaborativo no Ensino de PLE” serão transmitidas a partir das 19h30. Para mais informações, acesse o site http://stis.textolivre.org.

Imagem: http://tvcultura.com.br/