Público e comissão científica elegem melhores trabalhos do UEaDSL 2017; conheça

Já é possível saber quais são os melhores trabalhos, na opinião do público e da Comissão Científica, do UEaDSL 2017/1. A relação dos artigos que receberam Menção Honrosa e os mais bem-avaliados pelos participantes já estão disponíveis no blog do evento.

Os trabalhos, seis no total, destacados pela comissão e pelos congressistas versam sobre temas como cultura livre, letramento, métodos de ensino e uso de ferramentas tecnológicas. Entre eles estão “Universidade Pública como espaço para cultura livre”, escrito por Rafael Santiago Valadares e Matheus de Abreu Arruda, e“Ensino de História e Cinema: Prática docente no Ensino Básico e os conceitos de Verdade, Memória e Tempo em obras cinematográficas”, das autoras Karina Fonseca Soares Rezende e Lorenna Fonseca Santos Lança.

Especificamente no estudo das práticas de letramento, dois trabalhos receberam o destaque: “Tecnologias digitais contexto histórico-cultural: conexões entre cultura, tecnologia e educação” de Mayara Ewellyn Sá Maximino, “Letramento literário na escola: inserção no mundo da poesia”, de Luciana Aparecida de Paula Silva.

No eixo Práticas de ensino e tecnologia, foram premiados “O movimento estudantil de ocupação das escolas enquanto prática social motivadora para o desenvolvimento de um projeto de letramento”, de Gillienne Guimarães Garcia, e “O uso do Facebook como ferramenta para implementar uma atividade avaliativa baseada no Fórum online”, de autoria de Antônio Artur de Souza.

Mais de mil e contando

Até a quinta-feira, o evento já havia atingido a marca dos 1106 comentários. Os demais números também indicam que o engajamento do público continua intenso, com críticas consistentes e interesses por temas variados: foram 269 participantes assistindo a uma média de 8 a 9 apresentações cada, totalizando 386 manifestações sobre os textos.

A atenção do público foi despertada, na data, por trabalhos sobre o uso da EaD no ensino de línguas estrangeiras por pessoas surdas, a respeito da utilização de obras literárias e cinematográficas em sala de aula e sobre a representação do trabalho da mulher por estudantes secundaristas.

Benefícios

Em conferência que integrou a programação do evento, Wagner Corradi, diretor de EaD da UFMG, ressaltou a importância do formato do UEaDSL para o aprendizado acadêmico dos discentes e como seu uso como atividade curricular é oportuno.

“Os alunos vivenciam todo o processo de preparação de uma produção acadêmica, submissão dessa produção a um evento com julgamento por pares, que é uma coisa fundamental para a evolução, conhecimento e vivência dos estudantes”, explica o diretor.

Professores que queiram proporcionar essa mesma experiência para seus alunos poderão se inscrever para a próxima edição do UEaDSL 2017, até o dia 10 de agosto. Informações sobre inscrições e sobre a dinâmica do evento estão disponíveis no blog http://ueadsl.textolivre.pro.br/blog/.