Com alto volume de interações entre ouvintes, primeiro dia do UEaDSL destaca interesse pelo tema do letramento

Com alto volume de visitas e interações, o primeiro dia de programação do UEADSL mobilizou 411 visitantes, que publicaram 194 comentários sobre os artigos e conferências disponíveis. A interação entre autores e ouvintes revelou o interesse dos participantes pelos trabalhos que tratam do tema do Letramento, que motivaram o maior número de comentários.

Os artigos em destaque para os dias 19 e 20 de junho abordam, além do Letramento, temas como práticas pedagógicas, EaD e cultura livre e foram desenvolvidos em disciplinas de graduação e pós-graduação exclusivamente para apresentação no UEaDSL.

De acordo com Ana Cristina Fricke Matte, coordenadora do Grupo Texto Livre, que organiza o evento, se destacaram os trabalhos “A contação de textos literários em favor da oralidade”, de Márcia Cristina Pereira dos Santos, e “Prática das fanfictions, juventude e multiletramentos”, escrito por Anderson Nunes Rocha, que receberam maior volume de comentários de ouvintes durante o primeiro dia da programação.

A temática dos letramentos será abordada em diversos outros artigos que serão apresentados até sexta-feira, 23, e também na conferência “Livro Amigo”, que será ministrada no último dia do evento pela educadora Sâmia Macedo Ferreira.

Na palestra, Sâmia vai apresentar o personagem Amigo Livro, projeto premiado pela Academia de Letras do Brasil que pretende incentivar a leitura entre crianças através do contato com o mascote de um livro gigante contador de histórias. “Essa abordagem é muito interessante para crianças porque recupera a materialidade do livro de forma afetiva e funciona como um atrativo que pode intermediar a passagem do papel para o digital sem que o livro, como formato mor da literatura, se perca no caminho”, acrescenta a coordenadora Ana Cristina.

Conferências

Além dos artigos, também foram apresentadas no dia de abertura duas conferências de boas-vindas, que introduziram o UEaDSL aos participantes. A primeira, ministrada pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFMG, Tarcísio Mauro Vago, abordou os três temas abrangidos pelo UEaDSL: Diversidades, “universidade”, “educação a distância” e “software livre”, como direitos do cidadão. Também palestrou Alexandre Oliva, mestre em Ciências da Computação pela Unicamp, com texto que argumentou pelo uso de softwares livres no lugar de softwares comerciais.

As conferências permanecem disponíveis virtualmente para acesso do público até a sexta-feira, 23. Os interessados podem interagir com os palestrantes a partir dos comentários nas páginas do evento.

Para se inscrever gratuitamente como ouvinte é necessário preencher formulário online até quinta-feira, 22. Os participantes que comentarem pelo menos três trabalhos ou conferências receberão certificado de participação.

Imagem: http://educacaopublica.cederj.edu.br/