Encontro de dirigentes de EaD em instituições mineiras, sediado pelo Caed, propõe trabalho e ações articulados

Num momento em que se discute os rumos da educação superior, devido à redução de investimentos público no ensino, a união de esforços dos profissionais que nela atuam é imprescindível para manter os níveis de qualidade apesar das adversidades.

Foi motivado por esse espírito que o grupo de trabalho GT-EAD-MINAS da Associação UniRede se reuniu na última sexta-feira, 9, a fim de retomar as atividades das instituições públicas de ensino superior (Ipes) mineiras.

O encontro, sediado no Caed/UFMG, contou com a presença física ou virtual de responsáveis pela educação a distância e de coordenadores da UAB das entidades: Eucidio Arruda (UFMG), Adálcio Carvalho (Uemg), Adriano Cerqueira (UFOP), Cleber de Castro (UFLA), Crislane de Souza (UFJM), Eliane Borges (UFJF), Filipe Andrade (IF Sudeste), Helton de Paula (UFOP), Iracema Vasconcellos (UFTM), Juliana Furlani, (Unifei Itajubá), Luiz Eduardo da Silva (Unifal), Juliana Branco (Uemg) e Maria Ângela Macêdo e Betânia Araújo (Unimontes).

Sinergia em pauta

A reunião, que durou todo o dia, foi liderada pela vice-presidente da UniRede, professora Elisa Tuler de Albergaria (UFSJ), e contou ainda com a participação dos conselheiros da associação, os professores Wagner Corradi (UFMG) e Maria Teresa Freitas (UFU).

Os docentes discutiram questões ligadas aos editais para ofertas de cursos pela UAB, visando repensar a sua distribuição no estado, para evitar sobreposição de propostas para abertura de uma mesma graduação por instituições próximas fisicamente. “Também queremos estimular uma atuação das Ipes em termos geográficos, nos municípios mais próximos da sede ou dos campi”, explica Wagner Corradi, diretor de EaD da UFMG.

De acordo com o professor, a motivação para essa reorganização é a intenção de aproveitar a estrutura dos campi universitários nos cursos a distância e possibilitar aos alunos da modalidade a desfrutar as mesmas experiências vivenciadas pelos estudantes do presencial, desde o acesso direto às bibliotecas, restaurantes universitários, laboratórios e envolvimento com projetos.

À tarde, na segunda parte do encontro, o grupo debateu a importância de as instituições de ensino alinhadas e em sintonia, apoiando-se na UniRede e no seu papel institucional. O primeiro passo dessa nova articulação será o compartilhamento dos materiais didáticos produzidos pelas entidades.