Gratuito, sem filas, com qualidade e certificado de participação: UEaDSL 2018/1 já bate recorde de acessos

O clima de Copa do Mundo não tem impedido do UEaDSL 2018/1 de ser um sucesso de público: o semestre já bateu recorde do número de visualizações num único dia, desde a primeira edição do evento, em 2017. No dia 25, 4079 páginas foram visitadas pelos leitores.

Esse não único dado sobre as movimentações do UEaDSL digno de nota. A nova plataforma em que o evento está permite uma análise mais detalhada, a partir de critérios mais específicos, como os ambientes mais acessados e até o perfil dos espectadores.

“No Moodle tornou-se mais fácil distinguir as visualizações conforme o foco, por meio da análise dos logs por dia. Podemos, portanto, saber exatamente quantas vezes as páginas do Anfiteatro [ a “porta de entrada” para os trabalhos desta edição ], exclusivamente, foram acessadas só ontem: 1900 vezes, das quais somente 304 feitas por visitantes não logados”, comenta Ana Matte, coordenadora do evento e do grupo Texto Livre.

Entre segunda e quinta-feira, o público do evento se comportou de modo similar ao dos semestres anteriores, manifestando-se mais nos primeiros dias e comparecendo ainda, de forma expressiva, ontem e hoje. As quarta e quinta-feira foram marcadas por uma maior participação do público inscrito, principalmente de professores, e diminuição do público ouvinte, ou “mudo”, que apenas observa, sem comentar os artigos ou conferências.

Transito [ virtual ] intenso

Um participante desta edição visitou, em média, 98 espaços diferentes, incluindo os menus de programação e Anfiteatro, cujas 53 salas de apresentações de trabalhos receberam 35 acessos cada, e 2,6 comentários, em média.

Comparados a um evento presencial, os números dão uma dimensão do alcance deste UEaDSL: as visitações e interações até o momento equivalem a um grupo de 147 pessoas assistindo a cada trabalho e a, pelo menos, sete delas fazendo perguntas a respeito dele. A expectativa é de que esse número aumente até o domingo, dia 29, último dia para inscrições como ouvinte. Confira, no gráfico abaixo, as estatísticas parciais desta edição.

gráfico ueadsl                                                                                Fonte: coordenação do UEaDSL 

“Apesar de não termos fila para cafezinho e confusão em torno da mesa de petiscos do intervalo, nosso evento movimenta muita gente o tempo todo, cruzando pelos “corredores” e participando ativamente em todas as 53 salas de apresentação”, comenta a professora da Fale/UFMG.

Como as apresentações não têm horários estabelecidos ou máximos de participantes por sala, cada interessado pode se programar para acompanhar o evento de acordo com sua disponibilidade e interesse.

“A grande vantagem de o evento ser online e assíncrono é que eu posso ir ali tranquilamente buscar um café e continuar assistindo à comunicação exatamente de onde parei, sem perder nada e nem tendo que tropeçar nas pessoas para conseguir um biscoitinho. 😀 Mas as pessoas estão aqui, com certeza!”, comemora Ana Matte.

A chave das pesquisas

Os blogs com os registros das últimas edições do UEaDSL continuam sendo acessados, principalmente por pessoas que chegaram ao site a partir de buscas por palavras-chave dos artigos publicados.

Devido à importância da categorização do trabalho para sua exposição e visibilidade, a coordenação sugere aos autores desta edição que cadastrem palavras-chave ao fazerem a submissão de seus artigos. Aqueles que quiserem acrescentar outros termos, deverão enviar mensagem, com o título e a lista de palavras-chave, até esta sexta-feira, 29, para o endereço ueadsl.sec@textolivre.pro.br.

Imagem: Pixabay