Inscrições para curso de extensão “Quem cuida de quem cuida?”, desenvolvido com apoio do Caed, vão até 13/02

A Pró-reitoria de Extensão (Proex), com apoio da Pró-reitoria de Graduação e do Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais, realizará do dia 25 a 27 de fevereiro o curso de extensão “Quem cuida de quem cuida?”. Organizadas pela Rede de Saúde Mental da UFMG, as atividades têm como objetivo trabalhar os processos criativos como restauradores das práticas de cuidado com profissionais que atuam em interface com a saúde mental na UFMG.

Através de oficinas de arteterapia participantes poderão construir uma espaço de troca de experiências pessoais e afeto, além da possibilidade do intercâmbio de vivências sobre a atuação nos serviços da Universidade. As oficinas ocorrerão das 13h às 17h na Estação Ecológica da UFMG.

O curso será ministrado pela professora Karla Galvão Adrião, titular do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco e possui o limite de participação de 20 pessoas, sendo cinco vagas reservadas para docentes da universidade. A professora frisa a premência de trabalhar o auto-cuidado e o cuidado em rede para profissionais de todas as área de atuação, em especial aquelas e aqueles que lidam com a saúde.

“As/os profissionais que se ocupam com a função de cuidar, necessitam atender e tratar das suas demandas. Este curso pretende abrir um espaço de escuta e olhar para os processos criativos de cada participante, pois os mesmos propiciam uma abertura para a saúde numa perspectiva ampla”, afirma Adrião. Sobre o curso, Karla fala sobre os métodos que serão utilizados: “As atividades da oficina incluirão as metodologias participativas feministas em relação com metodologias do teatro (imagens congeladas) e corporais, e da expressão artística.

Inscrições

Profissionais da UFMG que tiverem interesse em integrar a turma deverão se inscrever por este questionário eletrônico, até o dia 13/2.

Caso a procura pelo curso seja superior ao número de vagas ofertadas, serão considerados prioritários inscritos que se enquadrarem nos seguintes critérios: a) ser profissional que atua com Saúde Mental ou interface na UFMG; b) ser o único profissional indicado pelo setor e c) possuir disponibilidade de 12 horas para participar integralmente das atividades. O resultado das inscrições é divulgado por email no dia 19 de fevereiro.

Sobre a Rede de Saúde Mental

A Rede de Saúde mental é uma iniciativa vinculada a Proex constituída em espaço de encontro, debate e articulação entre diversos grupos, núcleos e laboratórios de extensão, ensino, pesquisa e de serviços. A rede em suas mais diversas ferramentas atua com uma agenda de trabalho continuada e interdisciplinar sobre saúde mental, políticas públicas e cidadania, desenvolvendo ações que incidem na universidade e na sociedade como um todo.

A pró-reitora de Extensão, Cláudia Mayorga avalia a importância da realização do curso que propõe colocar em foco justamente as pessoas que lidam diretamente com as demandas de saúde mental de estudantes e servidores: “Existe uma demanda dos profissionais que atuam nesses setores de terem um espaço para também refletir sobre esse lugar do acolhimento. Por isso da frase “Quem cuida de quem cuida?’. Que tipo de apoio pode ser dado a esses profissionais que estão recebendo professores, estudantes, técnico? Que eles possam estar mais fortalecidos para realizarem o trabalho da melhor forma possível”.

(Josué Gomes, Assessoria de Comunicação da Proex)