Diretoria do Caed e coordenadores de curso se reúnem para discutir novas diretrizes da Capes para processos seletivos

Imagem: Pixabay

Nesta terça-feira, 18, se reuniram no campus Pampulha para analisar a Portaria Capes no 249 os coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelo Caed, a diretora do Centro, Eliane Palhares, Graça Moreira, vice-diretora, e Maria do Carmo Barros de Melo e Paloma Oliveira, coordenadora e secretária da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFMG, respectivamente.

Publicada em 8 de novembro pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Portaria Capes no 249 estabelece novas regras para processo seletivo de coordenadores, tutores e professores de cursos oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil no país. Passa a ser obrigatória, na seleção de profissionais para todos os cargos, a publicação de edital, a ser divulgado amplamente, abolindo processos seletivos por consulta pública e indicação. As instituições deverão aderir aos novos parâmetros até maio de 2019.

O documento regulamenta a Portaria Capes no 183, em vigor desde outubro de 2016, que normatiza os cargos, atribuições e regras para o pagamento de bolsistas no âmbito UAB.