Faculdade de Letras da UFMG abre matrícula para cursos de idiomas a distância, desenvolvidos com o apoio do Caed

Interessados em começar ou retomar os estudos de idiomas, mas não possuem tempo para assistir a aulas em horários definidos, terão uma nova alternativa à sua disposição. O Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG (Cenex Fale/UFMG) ofertará, a partir deste semestre, oito cursos on-line, desenvolvidos em parceria com o Caed.

As opções são inglês, no estágio iniciante; espanhol, italiano, latim e Libras (Língua Brasileira de Sinais), no nível básico, além de três cursos de língua portuguesa: gramática tradicional; leitura e produção de textos acadêmicos e português para concursos. As aulas serão ministradas de 19 de março a 18 de junho, totalizando carga horária de 52 horas, e as inscrições para as novas turmas podem ser feitas até o próximo dia 14, pela página da Fundep.

Produção conjunta

Disponibilizados pelo Cenex pela primeira vez, os cursos de idiomas on-line são resultado de trabalho conjunto entre o centro de extensão e o Caed, responsável por prestar assessoria na construção das lições, a fim de garantir sua adequação às peculiaridades do ensino a distância.

O material, elaborado por docentes e pós-graduandos da Fale/UFMG, incluindo os guias para acompanhamento das aulas, recebeu revisões pedagógicas e editoriais do Caed. O centro também desenvolveu as identidades visuais dos cursos e propôs sua organização no ambiente virtual de aprendizagem.

Outro auxílio prestado pelo Caed foi a capacitação de cerca de 70 professores e tutores envolvidos no projeto, com a oferta dos cursos “Formação de Tutores” e “Laboratório de Criação de Materiais Didáticos para EaD”. Ambos disponibilizaram informações sobre a dinâmica da modalidade, formas de avaliação, manuseio da plataforma Moodle e o processo de ensino-aprendizagem mediado por recursos tecnológicos.

A parceria, iniciada em 2016 e concluída em 2018, possibilitou a elaboração de 11 cursos, os oito já abertos para matrícula e outros três, ainda em andamento: francês, grego e português – fonética, fonologia e morfologia. Aqueles que serão ofertados a partir de março foram testados por turmas-piloto, entre janeiro e fevereiro, com bons resultados, na avaliação de Adriana Tenuta, coordenadora do Cenex Fale/UFMG.

“Nós nos preocupamos bastante em espelhar os cursos que já oferecemos, em proporcionar ao aluno a sensação que teria no presencial e permitir que ele transite entre os dois cursos de acordo com a necessidade dele. Serão turmas com no máximo 30 estudantes, muita interação com os tutores e a chancela da UFMG”, explica.

Para a professora, a união de esforços dos centros foi fundamental para definir padrões para a criação e a qualidade dos cursos on-line. “Foi uma contribuição muito importante, que nos possibilitou conceber um material de referência para os próximos estágios, que ficarão a cargo de uma equipe do Cenex”, avalia.