Aprender a pensar como um cientista é proposta de disciplina on-line ofertada pela Faculdade de Medicina em parceria com o Caed

Neste semestre, a Faculdade de Medicina da UFMG vai oferecer, pela primeira vez na modalidade a distância, a disciplina Como ser um pesquisador em ensino médico e educação na área da Saúde, desenvolvida em parceria com o Caed. O curso será ofertado como disciplina da pós-graduação e isolada, aberta a alunos de todos os cursos de da Universidade e ao público externo.

Com carga horária de 45 horas/aula, o curso vai abordar estratégias de ensino e formação em ciências médicas e da saúde, e visa despertar o interesse da comunidade acadêmica pela pesquisa de metodologias pedagógicas para a área. Temas como raciocínio clínico, reflexão estruturada, e synapse-based learning fazem parte do conteúdo que será discutido por meio de artigos científicos, estudos de caso e vídeoaulas, todos hospedados na plataforma Caed Virtual.

Encerrando as atividades da disciplina, professor e alunos se reunirão no Campus Saúde da UFMG no sábado, 1º de junho, para o único encontro presencial da matéria , quando serão apresentados seminários que revisitarão as principais questões debatidas ao longo das 12 semanas do curso

Aberta a discentes da universidade e ao público externo, a matéria  pretende atrair estudantes e profissionais de todas as áreas das ciências da saúde e docentes da Universidade. “A disciplina seria interessante também para o professor de qualquer área, porque é o estudo do ensino e suas diferentes estratégias, e um método novo. O professor tem que estar sempre estudando”, aponta Cássio Ibiapina, responsável pelo curso.

Método inovador

Idealizador da disciplina, o professor Cássio, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, havia oferecido o curso na modalidade presencial. E, motivado pelo o grande volume de alunos que se interessavam pela formação, esboçou um formato de curso que pudesse atender mais interessados em educação médica, área à o pediatra se dedicou em seu pós-doutorado. A ideia para a estrutura da disciplina surgiu quando Cássio frequentou o curso Principles and Practice of Clinical Research, oferecido na modalidade a distância pela Universidade de Harvard. A metodologia, que propõe a apresentação de definições científicas  a partir de histórias fictícias, foi a base para o arranjo da disciplina Como ser um pesquisador em ensino médico e educação na área da Saúde.

Em cada semana do curso, os alunos vão acompanhar, junto do conteúdo teórico das vídeo-aulas e artigos, pequenas narrativas sobre personagens e seus encontros pela região metropolitana de BH.  “A discussão nos fóruns será baseada nos estudos de caso, que são apresentados  numa narrativa cotidiana, a partir da qual são introduzidos conceitos de uma forma mais leve, para entreter e descansar o aluno de temas um pouco pesados”, explica o professor

A oferta da disciplina na modalidade a distância também é novidade: o curso é o primeiro a ser oferecido no formato semipresencial pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFMG.

Inscrição

Podem se inscrever alunos do mestrado e doutorado, docentes, ex-alunos da Universidade, discentes da graduação e o público externo. Os alunos devem estar aptos à leitura de artigos em inglês. Não há outros pré-requisitos para a participação.

Alunos regularmente matriculados nos cursos de mestrado e doutorado na UFMG deverão seguir o procedimento padrão para inclusão de disciplina na fase de acerto presencial de matrícula, que acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro no Colegiado da Pós-Graduação, no Campus Saúde. Alunos da graduação deverão seguir o mesmo procedimento e comparecer ao Colegiado no dia 27 de fevereiro.

Os demais interessados poderão, no dia 7 de março, se candidatar às vagas remanescentes do curso como opção de disciplina isolada, seguindo as instruções disponíveis no site do Departamento de Registro e Controle Acadêmico.