Ofertada com apoio do Caed, disciplina virtual sobre raciocínio clínico promove encontro presencial em formato “Ted Talks”

Apresentações curtas e instigantes, sobre temas de interesse do público e muita interação com a plateia. Essa foi a proposta da atividade de encerramento da disciplina on-line “Como ser um pesquisador em ensino médico e educação na área da Saúde”, realizada no dia 1º, sábado, na Faculdade de Medicina da UFMG.

O evento, que recebeu o nome de MedTalks, adotou o formato das conferências TED Talks para discutir questões relacionadas aos assuntos trabalhados ao longo das 60 horas da matéria, desenvolvida e ofertada com o apoio do Caed, responsável pela assessoria pedagógica, produção de videoaulas e sua hospedagem no ambiente virtual.

A programação incluiu oito palestras, com duração máxima de 20 minutos, entremeados pela participação dos alunos, por meio de enquetes em tempo e debates. Raciocínio clínico, autoeficácia, pesquisas em educação médica, neurociências aplicadas ao esporte e os métodos de ensino baseados no trabalho colaborativo e em estudos de caso foram alguns dos assuntos apresentados.

“Optamos por esse tipo de dinâmica porque é o método mais adequado para manter a atenção dos espectadores e o que mais contribui para a retenção do conhecimento”, explicou Cássio Ibiapina, professor do departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina e responsável pela disciplina.

A ideia foi aprovada pela aluna Érica de Matos. Fisioterapeuta e mestranda em Ciências da Reabilitação na UFMG, ela acredita que essa foi a melhor de forma encerrar o semestre. “É uma boa oportunidade para fazermos um fechamento dos vários assuntos de que tratamos, numa única manhã”, avalia.

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