Coordenação do Aproxime-se reúne-se com coordenadores de polo para articular atividades desta edição; eventos devem acontecer entre maio e junho

Nesta quarta-feira, 18, a coordenação do Aproxime-se, programa de extensão do Caed, se reuniu com as coordenadoras dos polos de Confins, Magali Magalhães; de Lagoa Santa, Gláucia Pimenta, por webconferência; e de Sabará, Alessandra de Lima, para articular as ações desta edição. Os municípios, localizados na região metropolitana de Belo Horizonte, serão contemplados pela primeira vez com as atividades da iniciativa.

No encontro, as representantes dos polos tiveram a oportunidade de conhecer, em detalhes, a proposta do Aproxime-se, sua estrutura, histórico e ganhos, tanto para a comunidade que o sedia, que se beneficia com o intercâmbio de ideias com a universidade, quanto para os alunos que atuam como bolsistas, que têm a oportunidade de levar seus conhecimentos para além dos muros da academia.

“É uma troca de saberes entre as comunidades e a UFMG, em que as partes só têm a ganhar e que dá ao estudante a oportunidade de produzir trabalhos acadêmicos, como relatos de experiência, que relacionam a extensão com a produção científica, algo ainda pouco explorado”, explicou a diretora de EaD da UFMG, Eliane Palhares.

A dinâmica do programa prevê que os graduandos pesquisem as demandas sociais das comunidades e proponham atrações que possam abordar essas questões, de modo acessível, por meio de atrações culturais, como palestras, sessões de cinema comentado, rodas de conversa e minicursos.

Neste ano, a equipe do Aproxime-se incluirá com seis estudantes, de origem diversificada: dois graduandos em Arquitetura, três, em Psicologia e um em Letras. Os estudantes se reunirão nesta quinta-feira, 19, com a coordenação do programa, por webconferência, para discutirem o plano de trabalho.

Expectativa

Sabará receberá as atividades do Aproxime-se com entusiasmo, na opinião da coordenadora do polo. “Temos um ambiente bastante ativo, com uma população muito interessada em participar. Devemos ter muitas inscrições para o evento”, projeta Alessandra.

Para a responsável pelo polo de Confins, Magali Magalhães, o programa será uma resposta à procura por opções de capacitação. “A cidade é carente de locais de formação profissional, então cursos sobre informática e gestão escolar vão atrair muita gente, especialmente os profissionais da área da educação”, avalia.

As atividades do Aproxime-se, sempre gratuitas e com certificado de participação, têm datas de realização previstas para os sábados, 30 de maio,  6 e 20 de junho. As novidades serão divulgadas pelo grupo no Facebook, e pelo site especial do programa, em breve no ar.