Curso sobre manejo clínico de pacientes com Covid-19, ofertado com apoio do Caed, inicia segunda turma

O Caed UFMG também tem contribuído para o enfrentamento à pandemia de Covid-19, apoiando iniciativas de capacitação de profissionais da área de saúde, como o Curso de manejo clínico dos pacientes infectados com Covid-19 em serviços de saúde. Nesta semana, começam as atividades da segunda oferta, com 750 novos alunos. As inscrições para novas turmas continuarão abertas enquanto houver demanda pelo treinamento.

Hospedada na plataforma Caed Virtual e organizada com o apoio pedagógico e tecnológico do Centro, a capacitação é coordenada por professores da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Medicina e conta, ainda, com a participação de docentes dos cursos de psicologia e de farmácia da Universidade e de outras instituições de ensino.

O curso é a profissionais, estudantes e professores de universidades públicas de todo o país que atuam em serviços de saúde e abrange, ao longo das 120 horas, assuntos que vão desde a organização dos serviços de saúde até discussões sobre casos de alta complexidade.

Materiais de apoio, sempre atualizados, e as interações constantes entre professores e profissionais são, na avaliação da professora Andreza Werli-Alvarenga, grandes trunfos das aulas oferecidas pela UFMG. “O grande diferencial do nosso curso é que os alunos terão direito a teleinterconsultorias, para discutir casos, questões mais específicas. Eles podem continuar vinculados, recebendo materiais atualizados, mesmo após o fim do curso”, explica.

Além dos conteúdos sobre saúde, a proposta inclui um módulo dedicado à saúde mental dos alunos, com indicação de livros, dicas e filmes, que foi ampliado e deu origem ao projeto Saudar-te: saúde e arte em tempos de COVID-19. Coordenada pela professora Juliana Borges, da Universidade Federal de São João Del-Rei, a iniciativa busca dar mais esperança e conforto aos profissionais que estão na linha de frente no combate à doença. “É também uma forma de prestar uma homenagem a eles”, conta Andreza.

Apoio
Apesar de já ter sido tutora, esse é o primeiro curso a distância ministrado por Andreza, passo no qual foi decisivo o auxílio do Caed. “O suporte que tivemos, tanto tecnológico quanto o referencial teórico, foi fundamental. Muitos professores não tinham essa vivência com a EaD.”

Em junho, o curso amplia mais o seu alcance, com o lançamento da versão impressa ampliada do livro para manejo clínico e organização dos serviços de saúde para pacientes infectados com a Covid-19. Um guia prático, editado eletronicamente, já está disponível. Publicado pela editora Atheneu, a obra servirá como um material completo para os profissionais que atuam no tratamento aos pacientes da doença.

Imagem: Pixabay